Podemos dizer que oração é nosso diálogo com Deus e intercessão é a ação de “por-se entre”, portanto Oração de Intercessão é aquela oração que fazemos ao Pai, que é infinitamente bom, em nome do seu Filho Jesus, no poder do Espírito Santo em favor do outro que sofre, do irmão que necessita de ajuda de defesa de misericórdia.
Esta comunhão de vida é sempre possível porque pelo batismo recebemos o Espírito Santo e somos incorporados ao sacerdócio régio de Jesus, sendo convidados também a sermos como Ele, sacerdote, profeta e rei.
Em Heb 5,1 vemos “Em verdade todo sumo sacerdote é escolhido entre os homens e constituídos em favor dos homens como mediador das coisas de Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados”. Portanto, toda batizado é convidado a se tornar um intercessor, porque a intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus que é o intercessor por excelência. Por essa razão Jesus é capaz de salvar de modo definitivo aqueles que por meio dele se aproximarem de Deus, visto que Ele vive para sempre para interceder por eles. (Heb 7,25).
A oração de Intercessão pode ser uma oração de emergência: casos de urgência, socorro imediato, situações inesperadas onde imediatamente as pessoas se comunicam e se reúnem para orar ou oração de sustentação que é uma oração constante, diária, horário e local certo, uma oração de apoio aos irmãos às suas necessidades, a Igreja, a humanidade.
Para atender as estas necessidades o intercessor tem que ser um homem de Deus, Ter o ouvido colado no coração de Deus para que não hora da necessidade esteja pronto a intervir, entrar em sintonia com Deus e ser ouvido por Ele.
Por isso quem intercede tem que ser íntimo de Deus, estar sempre pleno do Espírito Santo, ter uma fé inabalável, coração e olhar misericordioso como o do Pai o que se consegue somente com a fidelidade na oração, na observância dos mandamentos e sacramentos, na sinceridade de propósito, na pureza do coração e na renúncia de si mesmo.
É aquela pessoa que tira os olhos de si mesma e fica disponível aos outros e ao mundo, se coloca na brecha para combater o bom combate em favor do irmão, com a Palavra busca viver a verdade, a justiça, a salvação.
O intercessor conhece o valor e o poder da oração porque, com certeza, tendo sido resgatado por Deus e chamado a orar, provou do infinito amor misericordioso do Pai, pela revelação do Espírito Santo conseguiu penetrar no mistério da salvação vendo a loucura de amor de Cristo se entregando na cruz por nós, por isso consegue vencer todas as barreiras, esvaziar-se de si mesmo e olhar as necessidades dos irmãos oferecendo orações e sacrifícios em favor dos mesmos.
Faça chuva ou sol, frio ou calor, com dor, estando com problemas, passando por dificuldades ou não, lá está ele no seu lugar na hora certa, joelhos dobrados frente ao Sacrário, diante do trono de Deus de onde sabe que emana toda graça.
O homem atual está cada vez mais distante de Deus por isso hoje todos nós cristãos batizados somos convocados pelo Senhor para sermos intercessores e para isto basta começar a orar e deixar que o próprio Espírito conduza nossa oração. Não deixe para amanhã, decida-se e ingresse hoje mesmo nesse exército de Salvação!
Ana Caparelli Cadiolli |
Nenhum comentário:
Postar um comentário