
As notas ou os caracteres pelos quais se reconhece a verdadeira Igreja militante de Jesus Cristo são: Uma, santa, católica e apostólica.
Uma – porque Jesus Cristo fundou uma só.
Santa – porque Jesus Cristo é santo e fundou-a para nos santificar.
Católica (universal) – porque Jesus Cristo fundou a Igreja para todos os homens até o fim do mundo.
Apostólica – porque Jesus Cristo confiou a propagação e o governo da Igreja aos apóstolos e a seus legítimos sucessores.
Só a Igreja católica é que tem estes caracteres.
A Igreja católica é uma – porque sempre teve e tem em todas as partes uma mesma fé, os mesmos sacramentos e um mesmo chefe.
É Santa, porque seu chefe, Jesus Cristo, é o Santo dos santos, seus sacramentos são santos, sua doutrina é santa, e santifica todos os que a praticam. Desafiamos os inimigos da Igreja, a que nos apontem alguma cousa da doutrina católica que não sirva para dirigir o homem até Deus, fonte de toda santidade. A religião católica prescreve uma pureza de costumes admirável, motivo principal porque é tão odiada pelos maus. Só a religião católica tem santos, isto é, pessoas de virtudes tão extraordinárias, que o mesmo Deus dá testemunho disso, com fatos sobrenaturais. Que haja católicos e até ministros de altar que tenham má conduta, isto nada prova contra a santidade da Igreja. A Igreja católica reprova e condena a conduta incorreta e má de todos, sem acepção de pessoas. Quem é mau, o é precisamente porque não cumpre com as prescrições da Igreja.
É católica em razão da doutrina, do tempo e do lugar.
Em razão da doutrina. A doutrina da Igreja católica foi sempre a mesma, jamais foi alterada nos seus dogmas. Quando a Igreja declara que uma verdade é de fé, não estabelece uma nova doutrina, obriga somente em consciência a crer aquela verdade, como revelada por Deus.
Em matéria de disciplina a Igreja pode mudar suas leis, segundo as exigências dos tempos e lugares.
Em razão do tempo. A Igreja católica existe desde que Jesus Cristo a fundou. O fundador da Igreja católica é Jesus Cristo; se tivesse sido outro, saberíamos quem seria. Todas as outras religiões que se chamam cristãs, começaram a existir vários anos e até séculos depois de Jesus Cristo. Sabemos quais foram os fundadores dessas religiões; foram quase todos católicos que se rebelaram contra a Santa Madre Igreja. O protestantismo começou a existir quinze séculos depois de N.S Jesus Cristo. Afirmar que o protestantismo é a verdadeira religião cristã, é admitir que a verdadeira religião cristã começou a existir 1500 anos depois de N. S. Jesus Cristo. Os mesmos fundadores do Protestantismo foram católicos e depois protestantes. O protestantismo não foi, portanto, fundado por N. S. Jesus Cristo, logo não é a verdadeira religião cristã.
Em razão dos lugares. A Igreja católica é para todos os homens e está espalhada por toda a terra.
A catolicidade é tão própria da Igreja Romana, que em todas as partes é chamada católica, e católicos são chamados seus filhos.
É Apostólica, porque vem dos apóstolos e tem a mesma doutrina, que eles ensinaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário