Você já assistiu aos Jogos Olímpicos? Quando a prova da modalidade esportiva termina temos os atletas vencedores que receberão suas medalhas de acordo com o seu desempenho, o que ficou em 1º lugar, recebe a medalha de ouro e sobe no lugar mais alto do pódio, o que fica em 2º lugar, recebe a medalha de prata e sobe no degrau intermediário do pódio, o que ficou em 3º lugar, recebe a medalha de bronze e sobe no lugar mais baixo do pódio.
O nosso coração se assemelha a um pódio, onde temos o primeiro lugar (aquilo que é o mais importante para nós), o segundo, terceiro, quarto, quinto...
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv. 4.23
Um coração bem cuidado, saudável, tem as prioridades certas! Um coração doente tem as prioridades erradas. Como está o teu coração? Para você poder responder esta pergunta é só ver como estão as suas prioridades. O que tem sido mais importante no seu coração e na sua vida hoje? Veremos a luz da Palavra como deve ser o pódio do nosso coração, onde deve estar o lugar de cada coisa nas nossas vidas. Só saber não resolve, precisamos lutar por fazê-la funcionar!
1) Deus em primeiro lugar
Não há nada que possa ocupar o primeiro lugar de nossas vidas, a não ser Deus. O mandamento dado a Moisés foi lembrado e enfatizado pelo próprio Senhor Jesus:
Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. Mc 12.28-31
Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, entendimento e forças, é colocá-lo em primeiro lugar nas nossas vidas. Jesus deixou bem claro a qualquer que quisesse seguí-lo como discípulo, que deveria reconhecê-lo em primeiro lugar em suas vidas, na frente das pessoas que normalmente nos são as mais amadas e queridas.
Deus deve estar na frente dos pais, esposo, esposa, filhos e qualquer outro familiar. Deve ser o primeiro valor em nosso coração e prioridades. Deve vir antes de nossa própria vida. Deve vir antes de nossos bens ou qualquer outra coisa. Quando falamos sobre o Deus vir antes, não é porque as coisas que nos dispomos a renunciar não tem mais lugar em nossas vidas e sim que elas vêm depois.
O primeiro lugar de nossa vida deve ser de Deus.
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6.33
2. Você próprio em segundo lugar
E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. Mc 12.31
Se você não se ama, não se cuida, como vai amar e cuidar do próximo? Como vai amar e cuidar do seu marido, esposa, filhos? Como cuidará do seu próximo? Tem muita gente que coloca a família ou os outros em primeiro lugar do que ele e acha que está fazendo bem, o certo, e está enganado, poderia estar fazendo muito melhor se estivesse cuidando de si primeiro, cuidando da sua saúde e das suas necessidades básicas.
3. Família em terceiro lugar
Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo. 1 Tm 5.8
Se alguém negligenciar sua família por causa do trabalho, relacionamentos, igreja, ou de qualquer outra coisa, está contra a Palavra de Deus! Paulo disse que tal pessoa está negando a fé e é pior do que um incrédulo!
A Palavra de Deus não deixa a menor sombra de dúvida quanto ao lugar que nossa família deve ter na nossa escala de valores. Mas muitos cristãos tem negligenciado a sua família. Muitos pais que não dão tempo e atenção aos seus filhos se queixam de vê-los desviados, mas não se apercebem que estão andando em desordem. Há esposas perdendo seus maridos e vice-versa, porque não os colocaram no lugar certo na escala de prioridades. É hora de ordenarmos nossos passos e darmos a atenção, honra e dedicação devida à família.
4. Obra de Deus (Igreja, serviço em ministério, células) em quarto lugar
A obra de Deus é muito importante!
Jesus disse a todos IDE e pregai o evangelho, anuncia a salvação! Você fazendo parte de uma célula e levando pessoas a encontrarem a Jesus, está em obediência.
A Palavra diz que Jesus é o cabeça da igreja e nós a igreja somos o corpo, cada membro tem a sua função, cada um é chamado a servir no seu ministérios, juntos somos completos.
A Palavra nos diz que não podemos deixar de nos envolver com a igreja: Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hb 10.25
É necessário que o crente em Jesus seja fiel em frequentar sua igreja. Porque ali ele é edificado, fortalecido e porque esta é forma de andarmos debaixo de cobertura espiritual. Precisamos uns dos outros; precisamos do relacionamento com os irmãos! Uma brasa tem que permanecer no braseiro para se manter acesa, assim somos nós na igreja.
5. Trabalho em quinto lugar
Hoje em dia há muitas pessoas que são viciadas em trabalho e cujas vidas não estão em ordem, pois desrespeitaram a escala de prioridades, pondo o trabalho em primeiro lugar, elas vivem para trabalhar.
O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio do homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado.
A Palavra de Deus também diz que aquele que não trabalha está andando desordenadamente, fora do plano divino:
Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: Se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que entre vós há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3.10-12
O mandamento de Deus é claro: quem não trabalha, não deve ser sustentado pelos outros! Cada homem tem a obrigação e responsabilidade de se envolver com o trabalho; isto não apenas o proverá quanto às suas necessidades, mas ocupará corretamente o seu tempo, livrando-o de outros problemas.
Paulo se orgulhava de nunca ter sido um peso para ninguém e de suas próprias mãos (seu trabalho) terem lhe provido o sustento (At 20.34). O seu trabalho nunca o impediu de exercer seu ministério, servir na obra de Deus.
Alguns estudantes crentes não sabem onde devem colocar seus estudos nesta escala. Considerando que o estudo é um meio de profissionalização e preparo para melhores trabalhos, deve ser colocado no mesmo lugar que o trabalho.
Conclusão
Se dermos o valor devido a cada uma destas áreas, mantendo-as em ordem na escala de valores e respeitando esta ordem em nosso dia-a-dia, deixaremos de ter muitos dos problemas que já tem nos incomodado.
Como estão as prioridades no teu coração? Certas? O teu coração está saudável? Muito mais do que saber como deve ser as prioridades, temos de nos arrepender por trocar as coisas muitas vezes e decidir fazer do jeito certo e colocar em pratica, é isso que deseja?
Que Deus te abençoe nesta nova jornada de colocar cada prioridades no seu devido lugar em teu coração,
Amanda Sniecikoski








Nenhum comentário:
Postar um comentário