Este artigo é de extrema relevância, pois sabemos que o Novo Testamento assinala a vida e obra de Jesus de Nazaré, além da ação dos seus Apóstolos (Ato dos Apóstolos, as Epístolas e o Apocalipse). Todavia, esse estudo nos revela claramente que o tão esperado Messias retratado no Antigo Testamento era Jesus. E para tal, ele nos dá passagens em alguns livros retratando fatos vindouros, fatos relacionados a vida e a Boa Nova do tão esperado Messias.
Deus se mostrou a todos, Ele se revelou aos homens. Isto aconteceu ao longo da história, primeiro com o povo eleito (o povo hebreu, "os judeus") na antiga aliança e, depois, com toda a humanidade através de Jesus Cristo na nova aliança. A revelação de Deus nos mostra não só como Ele é, mas principalmente porque que Deus nos criou, e o que espera de cada um de nós. Esta revelação está contida nas Sagradas Escrituras.
Assim, iremos ao Antigo Testamento, para buscar os relatos que anunciam a vinda do Messias.
Gênesis e Êxodo
Já no livro de Gênesis encontramos um ensinamento relativo à missão do povo eleito: Este deve voltar a seu Deus pela esperança de uma libertação futura, consoante a promessa divina, e pela fidelidade aos seus mandamentos. No livro do Êxodo, quando localizarmos a pessoa de Moisés, em meio às pragas, encontramos a realização da primeira Festa da Páscoa, pois, foi uma figura da grande e solene Páscoa, durante a qual pela imolação do Cristo (Morte e Ressurreição) Jesus de Nazaré, livrou toda a humanidade, espiritualmente falando, do jugo do pecado e do demônio (fatos do Novo Testamento). Abaixo, veremos os livros que relatam a vinda do Salvador. A Páscoa = “passagem” = é a maior festa do Cristianismo até os dias atuais.
Davi
Davi é visto como um modelo de autoridade política justa. É aquele que unificou as tribos. Com a profecia de Natã (2Sm 7), os descendentes de Davi ocupariam o Trono de Israel. Por isso, mesmo com o fim da Realeza, os judeus permaneceram confiantes no ideal messiânico e ficaram a espera do Messias, que iria reunir novamente o povo, defendê-lo dos inimigos e organizá-lo numa sociedade justa e fraterna. Daí o entendimento de quando os judeus chamavam Jesus de “Filho de Davi”, sendo como um de seus descendentes, o Messias esperado. Cristo (palavra vinda da língua grega) = Messias = rei ungido de Deus. Jesus viria para reunir o povo, levá-los a vida plena na justiça e fraternidade do Reino de Deus.
Livro dos Salmos
No livro dos Salmos (louvores, em hebraico) encontramos maravilhosos textos de oração que nos ensinam como nos devemos dirigir a Deus. Em seu sentido verdadeiro e profundo, os salmos só poderão ser devidamente interpretados por aquele que crê em Jesus Cristo. Isso é evidente nos salmos messiânicos. Mas a mensagem de outros salmos, como os inúmeros textos bíblicos, só encontra sentido verdadeiro à luz da vida do Senhor Jesus. Os sofrimentos do justo, por exemplo, são, nos salmos, uma clara imagem dos tormentos suportados por Jesus na sua paixão. Assim, encontramos alusões a Jesus nos seguintes salmos: Adoração pelos Reis do Oriente (Sl 71, 19); Paixão do Redentor (Sl 21, 7-8) e (Sl 21, 19); Ressurreição (Sl 15, 10); Ascensão (Sl 67, 19); Divindade (Sl 109,1); Reino de Redentor (Sl 71, 8).
Exemplos:
Paixão do Redentor Sl 21(22), 2 - 8 “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas e de meus gemidos? Meu Deus; clamo de dia e não me respondeis; imploro de noite e não me atendeis. Entretanto, vós habitais em vosso santuário, vós que sois a glória de Israel. Nossos pais puseram sua confiança em vós, esperaram em vós e os livrastes. A vós clamaram e foram salvos; confiaram em vós e não foram confundidos. Eu, porém, sou um verme, não sou homem, o opróbrio de todos e a abjeção da plebe.Todos os que me vêem zombam de mim; dizem, meneando a cabeça”
Ressurreição (Sl 15, 10); “porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção.”
Livro de Isaías
Isaías foi um dos maiores profetas de Israel. É considerado como o profeta da Justiça, pois ele combateu a idolatria, e os abusos sociais que se alastravam no seu tempo; ele ameaçava os ricos e poderosos e eleva sua voz contra os hipócritas e todos aqueles que levavam uma vida frívola, fútil. Ele chama o povo ao arrependimento e à Fé. Anuncia que um terrível julgamento se anuncia e apenas um pequeno grupo será salvo. Todos essas previsões estão impregnados da mais firme esperança de um rei glorioso que há de vir e restaurar a ordem no mundo: o Messias, “o Príncipe da Paz”. Ele fala no “servo do Senhor”, o qual podemos ver uma belíssima imagem de Jesus Cristo, pois ele não é apenas um chefe dedicado e que ama, um mediador, um salvador, mas é chamado de o homem das dores (Is 53), título aplicado por excelência a Jesus, que salvou o seu povo pelos seus próprios sofrimentos. Assim, encontramos alusões a Jesus nos seguintes trechos: Descendência de Davi (Is 11, 1-12); a vinda do Salvador (Is 45, 8); Seu Nascimento duma Virgem (Is 7, 14).; Sua Divindade (Is 9, 6); Seu Precursor (Is 40, 3-5); Adoração pelos Reis do Oriente (Is 60, 1-9); Seu Magistério (Is 61, 1-3); Seus Milagres (Is 35, 4-6); Sua Paixão (Is 50, 6), (Is 53, 2-8) e (Is 53, 12); Ressurreição e Glória (Is 11, 10)
Exemplos:
Descendência de Davi (Is 11, 1-2); “Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor. Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor”.
Seu Precursor (Is 40, 3-5); “Uma voz exclama: Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus. Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas! Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu.”
Seu Magistério (Is 61, 1-3); “O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos, dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Então os chamarão as azinheiras da justiça, plantadas pelo Senhor para sua glória.”
Sua Paixão (Is 53, 2-9) “Cresceu diante dele como um pobre rebento enraizado numa terra árida; não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares, e seu aspecto não podia seduzir-nos. Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. (Ele não abriu a boca.) Por um iníquo julgamento foi arrebatado. Quem pensou em defender sua causa, quando foi suprimido da terra dos vivos, morto pelo pecado de meu povo? Foi-lhe dada sepultura ao lado de facínoras e ao morrer achava-se entre malfeitores, se bem que não haja cometido injustiça alguma, e em sua boca nunca tenha havido mentira.”
Livro de Jeremias
O profeta Jeremias foi um grande anunciador (Jr 1, 5) e, teve como função, acordar seus compatriotas, seus chefes, sacerdotes e falsos profetas para o projeto de Deus presente na Aliança e sai em defesa dos fracos, pobres e oprimidos. Ele é perseguido, caluniado de derrotista, foi preso e correu risco de perder sua vida. Contudo, nunca deixou que tais fatos o fizessem calar a voz. A pessoa de Jeremias, símbolo do justo sofredor, reveste-se de excepcional importância. Tornou-se ele um prenúncio de Jesus Cristo, “o homem das dores, habituado ao sofrimento por causa dos pecados do seu povo”. E dentro de seu livro encontramos uma alusão à vinda do Salvador: (Jr 33, 14-17).
“Eis que outros dias virão. E nesses dias e nesses tempos farei nascer de Davi um rebento justo que exercerá o direito e a eqüidade na terra. Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça. Porque diz o Senhor: Não faltará jamais a Davi um sucessor para ocupar o trono da Casa de Israel.” (Jr 33, 14-17)
Livro de Ezequiel
Dentro do seu livro, encontramos a partir do capítulo 33, uma exaltação ao novo Pastor do povo de Deus, anunciando a ressurreição de Israel, a restauração do templo e o restabelecimento de uma ordem das coisas, na qual, sob a direção divina, reinará a justiça. Vemos claramente um trecho em que o profeta Ezequiel entrevê o Messias (Ez 34, 23-24). O nome “Davi” usado por ele, significa o tipo do chefe íntegro e do verdadeiro pastor, que personifica o príncipe tão esperado pelo profeta, para presidir os destinos do povo eleito.
“Para pastoreá-las suscitarei um só pastor, meu servo Davi. Será ele quem as conduzirá à pastagem e lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, serei seu Deus, enquanto o meu servo Davi será um príncipe no meio delas. Sou eu, o Senhor, que o declaro.” (Ez 34, 23-24)
Livro de Daniel
Daniel era possuidor de uma fé ardente, com grande patriotismo e um grande vigor na oração. Anunciava o Reino de Deus, assim como os demais profetas antes dele; tal Reino é o que será proclamado e realizado por Jesus Cristo. Assim, encontramos alusões a Jesus nos seguintes trechos: Sobre o Redentor (Dn 9, 23); Sobre a Destruição de Jerusalém (Dn 9, 24-27); Sobre a Igreja (Dn 2, 44).
Sobre a Destruição de Jerusalém (Dn 9, 24-27) “Setenta semanas foram fixadas a teu povo e à tua cidade santa para dar fim à prevaricação, selar os pecados e expiar a iniqüidade, para instaurar uma justiça eterna, encerrar a visão e a profecia e ungir o Santo dos Santos. Sabe, pois, e compreende isto: desde a declaração do decreto sobre a restauração de Jerusalém até um chefe ungido, haverá sete semanas; depois, durante sessenta e duas semanas, ressurgirá, será reconstruída com praças e muralhas. Nos tempos de aflição, depois dessas sessenta e duas semanas, um ungido será suprimido, e ninguém (será) a favor dele. A cidade e o santuário serão destruídos pelo povo de um chefe que virá. Seu fim (chegará) com uma invasão, e até o fim haverá guerra e devastação decretada. Concluirá com muitos uma sólida aliança por uma semana e no meio da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; sobre a asa das abominações virá o devastador, até que a ruína decretada caia sobre o devastado.”Sobre a Igreja (Dn 2, 44) “No tempo desses reis, o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído e cuja soberania jamais passará a outro povo: destruirá e aniquilará todos os outros, enquanto que ele subsistirá eternamente.”
Livro de Ageu
Esse profeta afirma que o Redentor entraria no templo e na cidade nova. Encontramos essa passagem em (Ag 2, 7-10).
Entrada no Templo (Ag 2, 7-10) “sacudirei todas as nações, afluirão riquezas de todos os povos e encherei de minha glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos. A prata e o ouro me pertencem - oráculo do Senhor dos exércitos. O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira - oráculo do Senhor dos exércitos. Sim, farei reinar a paz neste lugar, diz o Senhor dos exércitos. No segundo ano do reinado de Dario, no vigésimo quarto dia do nono mês, a palavra do Senhor fez-se ouvir pelo ministério do profeta Ageu nestes termos:”
Livro de Zacarias
Encontramos trechos que falam sobre o messias, a traição de Judas e sobre a sua Paixão: (Zc 9, 9) (Zc 9, 12) (Zc 12, 10). Vamos a elas:
Seu Nascimento (Zc 9, 9) “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta.” (grupo 6)
Traição (Zc 11, 12-13) “Eu disse-lhes: Dai-me o meu salário, se o julgais bem, ou então retende-o! Eles pagaram-me apenas trinta moedas de prata pelo meu salário. O Senhor disse-me: Lança esse dinheiro no tesouro, esta bela soma, na qual estimaram os teus serviços. Tomei as trinta moedas de prata e lancei-as no tesouro da casa do Senhor.”
Sobre a Paixão (Zc 12, 10) “Suscitarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de boa vontade e de prece, e eles voltarão os seus olhos para mim. Farão lamentações sobre aquele que traspassaram, como se fosse um filho único; chorá-lo-ão amargamente como se chora um primogênito!”
Livro de Malaquias
Esse foi o último dos profetas. Criticou a infidelidade do povo e outras injustiças. Profetizou sobre o precursor do Salvador (Ml 3, 1-4).
Precursor (Ml 3, 1-4). “Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem - diz o Senhor dos exércitos. Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros. Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.” (grupo 8).
Historiador Juberto Santos
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