Esta propriedade de Cristo tão fortemente afirmado por São Paulo e São João está ligado, pela própria natureza das coisas, o exercício do sacerdócio de Jesus em relação aos homens. O efeito específico do sacerdócio é a propiciação pelos nossos pecados. E esse Jesus não foi capaz de se fez, porque ele tem a perfeita santidade e substancial, não tendo nada a ver com o pecado. Mas é precisamente Jesus é a cabeça da igreja, que é o seu corpo místico, porque, acima de tudo, pela graça que ele tem em toda a sua plenitude, ele se comunica essa vida de graça, em diversos graus, em todas as aqueles que pertencem a qualquer título deste corpo místico.
"Devido à sua proximidade de Deus, Sua graça é o mais alto e é o primeiro, apesar de que não é assim, na ordem do tempo, todos os homens de fato ter recebido a graça de Por causa dele, mais Jesus tem a plenitude de todas as graças, e ele tem o poder de comunicar a sua graça a todos os membros da Igreja, como São João diz: todos nós recebemos da sua plenitude. É evidente, portanto, que Jesus deve ser, disse o chefe da Igreja."
Isto é tanto como Deus eo homem que Jesus é a Cabeça do Corpo Místico. Como Deus é a causa instrumental da graça. Como um homem que produz fisicamente conosco, como causa eficiente instrumental, mas como uma causa digna, ela está envolvida na produção de graça em nossas almas, como a principal causa.
A ação da cabeça do corpo místico é exercida sobre os membros considerados em sua totalidade. Portanto acção de Cristo é exercida sobre o lado dos homens não apenas as suas almas, mas também do lado do seu corpo. "A humanidade de Cristo afeta os homens ... principalmente sobre a alma, e, secundariamente, sobre o corpo."
Mas é por causa da alma, que é unido substancialmente, nosso corpo pode receber a influência da vida divina que tem sua origem em Cristo não há paridade.
Do qual Cristo é o ato chefe? "Cristo é a cabeça, em primeiro lugar daqueles que estão unidos em ação pela glória, em segundo lugar, aqueles que estão unidos por ato de caridade, e, finalmente, daqueles que estão unidos pela fé em ação. "
Cristo é o ato principal da Católica pecadores, Cristo é o ato principal de cismáticos formais não hereges, que, apesar de separadas da Igreja sobre a caridade ainda manter o vínculo da fé. Cristo é o chefe ato católicos excomungados que manter a teologia fé.Contudo, devemos rejeitar qualquer homem que vive na infidelidade o direito de pertencer ao que grau o corpo de Cristo.
Do qual Cristo é a cabeça do poder : A resposta é simples e que é a conclusão dos anteriores. Jesus é a cabeça único poder de todos os homens que não são sobrenaturalmente estimulada pela fé. No entanto, alguns destes homens nunca serão unidos a Cristo em ação. Na verdade aqueles que são condenados jamais será unido com Cristo em ação. Uma vez mortos, eles não terão como estar unido com Cristo como seus membros. Cristo será simplesmente o seu rei.
Aqui vemos que o título de chefe deve inteiramente a Cristo sobre a Igreja.
Abade J.M. Robinne
Nenhum comentário:
Postar um comentário