"Pedi e recebereis", disse Nosso Senhor. "Devemos orar sempre", acrescentou. É importante ter uma ideia precisa da eficácia da oração, a fonte dessa eficiência e da finalidade para a qual toda a verdadeira oração deve ser ordenada. Veja o que St. Thomas depois de Santo Agostinho nos ensina sobre este grande assunto.
Nós às vezes não acreditamos que a oração é uma força que teria o seu primeiro princípio em nós, e que nós vamos tentar dobrar a vontade de Deus, por meio de persuasão. E imediatamente pensei que esta dificuldade, muitas vezes é enfrentada por incrédulos, especialmente os deístas: ninguém pode se mover de Deus, ninguém pode inclinar. Deus é sem dúvida a bondade que a demanda só vai dar a misericórdia de Deus está sempre pronto para vir em auxílio dos que sofrem e implorar, mas também é perfeitamente imutável Estar. A vontade de Deus desde toda a eternidade é tão inflexível que é misericordioso. Ninguém pode se vangloriar de Deus iluminado, fazendo-o mudar o controle. " Ego sum Dominus, não Mutor ". Por decreto providencial, forte e docemente, a ordem mundial, os eventos são irrevogavelmente fixado antecipadamente.
Devemos concluir que a nossa oração não pode fazer nada, ele chega tarde demais, que se orarmos, bem como se não rezar, o que deve acontecer vai acontecer?
A palavra do Evangelho continua: "Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e a porta será aberta." - A oração, de fato, não é uma força que teria o seu primeiro princípio em nós, não é um esforço da alma humana, que tenta fazer violência ao Deus para fazê-lo mudar providencial. Se falamos e às vezes é uma metáfora, é uma forma humana de se expressar.Na realidade, Deus é absolutamente imutável, mas é precisamente essa imutabilidade que a fonte de eficácia infalível da oração.
É basicamente muito simples: a verdadeira oração em que pedimos para nós mesmos, com humildade, confiança e perseverança, as graças necessárias para a nossa santificação, é infalivelmente eficaz, porque Deus, que não pode retirar, decidiu que seria, e porque nosso Senhor nos prometeu. (IIa IIae, 83, 15).
Deus não espera que as orações que fazemos sejam longas que, esta é uma concepção infantil quanto a de um Deus que se curvam aos nossos desejos e mudar seus planos. Não só tudo o que acontece foi planejado e queria, ou pelo menos permitida antecipadamente por um decreto providencial, mas a forma como as coisas acontecem, as causas que produzem eventos, este é fixado desde toda a eternidade pela Providência . Em todos os níveis, físico, intelectual e moral, para alguns efeitos, Deus preparou as causas que produziram. Material para a colheita, ele preparou a semente; fertilizar para uma terra seca, ele queria uma chuva forte, para uma vitória que será a salvação de um povo, levanta um chefe do grande exército, para dar ao mundo um homem correto , ele desenvolveu uma inteligência superior, servido por um cérebro melhor é através de uma herança especial, por uma escolha intelectual. Para regenerar o mundo nos períodos mais conturbados, ele decidiu que não haveria santos. E, para salvar a humanidade da Divina Providência sempre preparado para a vinda de Jesus Cristo. Em todos os níveis, do menor para o maior, para alguns efeitos, Deus dispõe as causas que produziram. Para a colheita espiritual para o material, ele preparou a semente e a colheita não pode ser alcançada sem ele.
No entanto, a oração é justamente para produzir este efeito, que é o de obter o dom de Deus, necessário ou útil para a salvação. Todas as criaturas vivem somente pela bondade de Deus, mas a criatura intelectual é unica que percebe. Pedras, plantas, animais não sabem que eles recebem. O homem, que viu os dons de Deus, e ele sabe, se a carne esquecer o homem não vive, se o orgulho não concorda que é não é pior do que tolo orgulho. A vida, a saúde, a força, a luz da inteligência, energia moral, o sucesso do nosso negócio, este é o presente de Deus, mas acima de tudo, a graça que nos leva ao salutar , nós fizemos isso, e vamos perseverar.
É de se admirar que a Divina Providência quis que o homem, já que ele pode entender que ele vive de esmolas, pedir esmola? Aqui, como em todos os lugares Deus quer primeiro efeito final, em seguida, ele ordena os meios e as causas que produziram. Depois de tomar a decisão de dar, ele decidiu que oramos para receber, como um pai, resolvido com antecedência, para dar prazer aos seus filhos, promete para depois perguntar-lhes. O dom de Deus é o resultado, a oração é a primeira coisa a ser feita para obter a graça, e tem seu lugar na vida de almas para receber os bens necessários ou úteis para a salvação, como calor e eletricidade têm o seu lugar na ordem física.
Jesus, quando converteu a mulher samaritana lhe disse para orar: "Se conhecesses o dom de Deus, é você que me pediu para beber, e eu te daria água viva ... caminho para a vida eterna. "
Desde toda a eternidade, Deus planejou e autorizou as quedas de Maria Madalena, mas ele tem seus projetos sobre ela, ele vai fazer a vida na alma morta, só que ele também decide que a vida será feita se o desejar que o ar respirável será devolvido ao peito, se quer abrir essa caixa, como se Madeleine quer rezar, e ele também decide dar-lhe um presente com muito forte e suave que é orar. Esta é a fonte da eficácia da oração. Certificando-se de que, Madeleine orou , a graça santificante foi-lhe dada , mas também sem oração permaneceria no seu pecado.
É, portanto, necessário rezar pela ajuda de Deus, nós precisamos observar a lei de Deus e perseverar, é necessário para o trigo de semeadura.
Não diga: "Que nós oramos ou não, o que deve acontecer vai acontecer" seria tão absurdo quanto dizer: "O que temos semeado ou não, até o verão, se temos de trigo, a vontade ". Providência não é apenas sobre os resultados nas extremidades, mas também sobre como usar, e salvaguardar a liberdade humana como uma graça suave é forte "e fortiter suaviter". "Em verdade, em verdade, eu vos digo: tudo quanto pedirdes meu Pai em meu nome, Ele vai dar."
A oração não é uma força que teria retardado seu primeiro princípio em nós. A fonte de sua eficácia é em Deus e os méritos infinitos de Jesus Cristo. Este é um decreto eterno de Deus desce, é amor redentor que se trata, é a misericórdia de Deus que vai.Um jato de água não pode subir se as gotas de água da mesma altura. Da mesma forma, quando oramos, não é para convencer Deus a inclinação, para alterar a sua providencial, é apenas o nosso desejo de aumentar a altura do seu, querer-lhe que este ele decidiu dar-nos: propriedade útil em nossa santificação e salvação. Oração, longe de tendendo a diminuir o Todo-Poderoso a nós, é uma elevação da alma a Deus. Dionísio compara o homem que reza na água do mar, para discutir, puxa o cabo ligado à costa rocha.Esta rocha, que domina a água é perfeitamente ainda, no entanto, para aqueles que estão no barco, parece que esta é a rocha à frente: na realidade, é o único barco que se move. Bem, parece que é a vontade de Deus, que nos inclina exauçant é nosso só aumenta, começamos a querer, com o tempo, o que Deus queria para nós desde toda a eternidade.
Longe de se opor ao governo divina oração, e coopera com o governo. Queremos dois, em vez de uma, esta alma pecadora para o qual temos orado muito, é Deus que se converteu, mas nós éramos o parceiro de Deus e da eternidade, ele não tinha decidido que produzir este efeito salutar do que a nossa concorrência.
Mas é evidente, e é uma doutrina definida pela Igreja contra os pelagianos e semi-pelagianos, não podemos fazer uma verdadeira oração sem a graça real. Ele não pede o efeito que você deseja, e ele está aqui para desejar que Deus quer para nós e como ele quer, é o nosso desejo de colocar em uníssono com o dela. Isto requer que nos atrai e nós deixá-lo passar. "Ninguém diz que Nosso Senhor não vir a mim se o Pai não o trouxer. "E Paulo acrescenta:" Nós não somos capazes de formar-nos como vindo de nós mesmos, o menor pensamento rentável para a salvação ", e muito menos qualquer desejo.
No entanto, o pecador da graça santificante privado e incapaz de ganhar neste estado, pode rezar. Apenas um agradecimento presente, ele está disponível para todos e somente aqueles que estão privados recusam. Quando for concedida, que o pecador cai de joelhos, ele não pode resistir, ele será levado de graça em graça até a conversão e salvação. Com humildade, confiança e perseverança, toda a sua vida cristã e deve pedir a Deus para a energia sobrenatural que é preciso para alcançar o céu.
Porque vemos que a oração podemos obter . O fim da vida da alma é o céu neste supremo Deus faz todos os bens que ele gosta de alienar, porque lhes dá a nós, os do corpo e da alma, como a conquista da eternidade feliz.
A oração não podemos obter os bens que estão em linha com o nosso fim último, na linha da vida eterna. Além deste, ela não pode, é muito alto para nós, como o sucesso do mundo irrelevante para a nossa salvação. Não espere que isso, mais do que nós pedimos um engenheiro para atuar como um trabalhador .
Mercadorias que levamos para o céu são de dois tipos: espiritual, que levam diretamente, e de tempo, o que pode ser útil para a salvação indiretamente, na medida em que estão subordinados ao primeiro.
Coisas espirituais, é graça, virtudes, méritos. A oração é todo-poderoso para o pecador a graça da conversão, e só a graça real necessário para cumprir os deveres do cristão. A oração é extremamente eficiente para chegar-nos uma fé mais viva, a esperança mais confiante caridade, mais ardente, uma maior fidelidade à nossa vocação. A primeira coisa que devemos fazer de acordo com o Pater, é que o nome de Deus seja santificado, glorificado por uma fé radiante, que seu reino vir (esse é o objeto de nossa esperança), o seu será feito, feito com amor, com mais fervorosa caridade. A oração é todo poderoso para nos levar pão todos os dias, não só o corpo, mas da alma, o pão da Eucaristia supersubstancial e mandar para uma comunhão bem. É eficaz para sermos perdoados de nossos pecados com a disposição interior de perdoar o próximo para nos fazer vencer a tentação: "Vigiai e orai, para que não caiam em tentação", disse ao Senhor que livra-nos do mal e do espírito do mal ", esta casta de demônios não caça, mas pela oração e pelo jejum." (Mateus, XVII, 20).
Mas não é preciso dizer, a oração deve ser sincera : pedir superar uma paixão evitar ocasiões, para pedir a graça de uma boa morte, sem tentar ter uma vida melhor, isso não é uma verdadeira oração Um verdadeiro desejo é apenas uma dica. A oração deve ser humilde , que é uma demanda fraca. Deve ser confiante na misericórdia de Deus , não deve duvidar de sua bondade infinita. Ele deve ser perseverante para mostrar que se trata de um desejo profundo do coração. Às vezes o Senhor não parece ouvir-nos, agora, para testar nossa fé e da força dos nossos bons desejos, como Jesus sentiu a confiança de uma palavra cananéia que parecia negação grave: "É para as ovelhas perdidas da Israel ... eu sou enviado, não é conveniente que os cães o pão dos filhos. "Sob inspiração divina, a mulher cananéia respondeu:" Mas, Senhor, até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. " - "Ó mulher, disse Jesus, grande é a tua fé, isso será feito de acordo com o que você pede", e sua filha, que estava atormentado pelo demônio, foi emitido agora (Mateus XV, 22).
Mas se realmente orou com perseverança, e apesar de nossos apelos, Deus nos deixa com a tentação, lembremo-nos o apóstolo Paulo, que também pediu repetidamente para ser entregue a partir do aguilhão que atormentado em sua carne, e recebeu a seguinte resposta: "Minha graça é suficiente para você superar", tibi gratia mea sufficit . Acredite com o Apóstolo que esta luta é rentável, e não pare de pedir a graça, a única que pode impedir enfraquecimento. Aprenda com a nossa pobreza lá, aprendi que somos pobres, e que o ato de pedir aos pobres. O cristão toda a sua vida a mendigar as energias sobrenaturais que leva para fazer a sua salvação. A alma humana não pode alcançar o céu se for iniciado por Deus, mas uma vez iniciado, ele deve voar; oração é tão voando lançou o pequeno pássaro fora do ninho e chamadas para um novo backup.
Quanto aos bens temporais, oração podemos chegar a todos aqueles que de uma forma ou de outra, ajudar-nos em nossa jornada para a eternidade pão para o corpo, saúde, força e prosperidade da nossa negócios, a oração pode obter tudo, se pedirmos em primeiro lugar e acima de tudo, amar mais a Deus, "Buscai o reino dos céus, e tudo o mais vos será acrescentado . " Devemos dizer que a oração é ineficaz porque não tivemos um bom negócio? Mas realmente, se nós oramos, nós não pedimos bem este tempo para si mesmo, mas apenas na medida em que foi útil para a nossa salvação. Se não conseguimos é que precisamos para salvar sem ele. A nossa oração não é perdido, nós não temos muito tempo para nos era inútil, mas que temos e vamos passar por outra mais valiosa.
A oração humilde, confiante e perseverante, em que pedimos para nós mesmos os bens necessários para a salvação é infalivelmente eficaz , sob a promessa de que o Senhor . Deus realmente nos ordena a trabalhar a nossa salvação. Ele acrescentou: "Sem mim (sem a minha graça), você não pode fazer nada", "pedir e recebereis" a perguntar-me esta graça, vou dar, eu lhe prometo. Além disso, ele é o que traz a oração de nossos corações, que nos leva a perguntar o que ele quer de toda a eternidade nos dar. Se tal oração não era infalivelmente eficaz, a salvação seria impossível, Deus mandou o impossível, a contradição está Nele, a Suprema Verdade e Bondade Suprema. Simples compreender imediatamente as palavras de Jesus: "Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e será aberto para vós, e que você dar ao seu filho uma pedra, se ele lhe pedir pão, e , se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra ele? Se assim for, o mal como você é, você dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas, aos que lhe pedirem! " . Esta oração é simples camponês profunda voltando do trabalho, colocando o rabo na frente da igreja e chegando a dizer o Pai Nosso. O crime é uma fé sublime que rasgar esse pobre, pelo qual ele se relaciona com a eternidade! Sabemos como orar para a alma, é saber como respirar.
A oração é uma força mais poderosa do que todas as forças físicas em conjunto, mais poderosos do que o dinheiro, mais poderosos do que ciência. Que todos os corpos e os espíritos criados por suas próprias forças naturais não podem, a oração pode. "Todo corpo diz Pascal, o céu e as estrelas, a Terra e seus reinos, não vale a pena os espíritos menores ... De todos os corpos juntos não podemos ter sucesso em um pouco de pensamento, é impossível e um outra ordem ... Todos os corpos juntos, e todas as mentes em conjunto, e todos os seus produtos não valem o menor movimento de caridade, é uma ordem infinitamente maior ... " . Oração, ela pode passar, vamos produzir este ato de caridade.
A verdadeira oração tem um papel no mundo infinitamente maior do que as descobertas mais surpreendentes. Quem se atreveria a comparar a influência de um cientista como Pasteur indiscutível, que exerceu a sua oração por São Paulo, uma calça jeans santos, São Bento, São Domingos e São Francisco?
Cada alma imortal vale mais do que todo o mundo físico, é como um universo unum contra outros, porque suas duas faculdades superiores, intelecto e vontade, ele abre todas as coisas e 1'Infini. Um passeio ao universo de Deus, as almas, a oração proporciona duas coisas: a luz sobrenatural que dirige e energia divina que os impulsiona. Sem oração, a escuridão está na alma, que esfriar e morrem como estrelas. Tenha confiança na força de origem divina, devemos lembrar de onde vem, vamos lembrar para onde vai, é desde a eternidade que desce, um decreto da infinita bondade, c ' A eternidade é-o de volta.
Roma, Angelico.Padre Reg. Garrigou-Lagrange, OP
Nenhum comentário:
Postar um comentário