A Bíblia não é um livro, mas uma biblioteca com 73 livros. Porque é um texto sagrado, aprendemos a olhar para ela com respeito: é uma obra séria. Contudo, há nela textos com muito humor. A boa disposição é um atributo de Deus; o humor é um dom que Ele deu às pessoas; e há na Natureza tantas formas que nos provocam risos.
No livro dos Génesis, nos capítulos 17 e 18, há um episódio com muito humor.
Abraão ri-se quando o anjo lhe comunica que ele vai ser pai. Para Abraão, só podia ser uma brincadeira ou uma piada. Ele era velho: «Pode uma criança nascer de um homem de 100 anos? E Sara, mulher de 90 anos, vai agora ter filhos?»
Sara também ri, troçando: «Velha como estou, poderei ainda ter esta alegria, sendo também velho o meu senhor?»
Mas Deus responde a Abraão, gracejando: «Sara dar-te-á um filho, a quem hás-de chamar Isaac», e Isaac é uma palavra hebraica que significa «o que vai rir».
E quando o menino nasce, Sara exclama: «Deus fez-me rir e todos os que o souberem rirão comigo» (Génesis, capítulo 21, versículo 6).
DEUS É GRACIOSO
Centenas de textos bíblicos expõem o bom humor de Deus, da Humanidade e da Natureza por Ele criadas.
Por causa de uma educação repressora, ao longo dos séculos, muita gente criou a imagem de um Deus sisudo e mal-humorado. De facto, há na Bíblia trechos que O apresentam com esses traços. Basta ler a passagem em que Deus expulsa Adão e Eva do Paraíso (Génesis, capítulo 3). Todavia, são mais os que nos mostram Deus como um progenitor amoroso e brincalhão com os seus filhos.
Por exemplo, no livro dos Salmos, o salmo número 2 diz: «No seu trono, no Céu, o Senhor ri» e ironiza com os planos disparatados dos homens. E o livro dos Provérbios, capítulo 8, põe na boca da Sabedoria estas palavras: «Eu estava com Deus, brincando continuamente na sua presença; e brincava sobre a superfície da Terra, as minhas delícias é estar junto dos seres humanos» (Pr 8, 30-31).
No Evangelho de Lucas, Jesus, Deus connosco, adverte: «Se não forem como crianças, não entrarão no Reino do Céu.» Ora, nesta mensagem também se pode ler: como Deus tem bom humor conosco, assim nós, seus filhos, devemos ter bom humor com Ele; e, do mesmo modo, os filhos hão-de brincar com os pais cá na Terra, e os pais devem brincar com os filhos. Porque, brincar não é falta de respeito, pelo contrário, a brincadeira revela confiança, liberdade, comunhão, inocência, amizade, santidade…
DEUS TAMBÉM CRITICA
Deus usa o humor e a sátira para transmitir a verdade. O humor e a ironia rompem a rotina mental, obrigando a pensar em assuntos que antes desconhecíamos. Quando nos obrigam a rir das nossas fraquezas, e somos mesmo capazes de rir dos nossos defeitos, tornamo-nos mais sadios e mais sábios! De fato, uma das técnicas mais poderosas de mudarmos e melhorarmos a nós mesmos é não nos levarmos demasiadamente a sério. As pessoas que se levam muito a sério pensam frequentemente que não necessitam melhorar.
Ele, por exemplo, censura as pessoas, comparando-as com os animais: «Não sejas como o cavalo, ou como a mula, que não têm entendimento» (Salmo 32, 9). «Têm veneno semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda» (Salmo 58, 3-4).
Por sua vez, ao admoestar que é necessário ter cautelas na escolha do(a) amigo(a) com quem se aconselhar, o livro de Bem Sirá (Sir 37, 11) persuade a não pedir conselho «à mulher sobre a rival; ao medroso, sobre se é o caso de fazer guerra; ao negociante, sobre a mercadoria; ao comprador, sobre venda; ao invejoso, sobre gratidão; ao egoísta, sobre generosidade; ao preguiçoso, sobre qualquer trabalho; ao empreiteiro, sobre o acabamento de uma tarefa; ao servo indolente, sobre um trabalho».
No livro dos Provérbios, como em outros livros, há adágios irónicos: «Goteira pingando sem parar em dia de chuva e a mulher briguenta são semelhantes! (Pr 27, 15); «O preguiçoso põe a mão no prato: levá-la à boca é muita fadiga» (Pr 26, 15); «Por três coisas treme a terra, e a quarta não pode suportar: o servo que chega a ser rei, o louco farto de pão, a moça antipática que encontra marido e a serva que herda da patroa» (Pr 30, 21-23).
HUMORADOS COMO DEUS
O humor dos mensageiros de Deus – como os juízes, os profetas, os sacerdotes –, tem como objectivo a demonstrar a superioridade e excelência do Senhor.
O capítulo 18 do Primeiro Livro dos Reis narra uma história hilariante.
Elias é o único sobrevivente dos profetas de Deus e enfrenta, sozinho e com exageros cómicos, quatrocentos e cinquenta profetas do deus Baal, perante todo o povo.
O desafio dos profetas destina-se a certificar quem é o deus verdadeiro. Este, depois de invocado pelos seus profetas, deve consumir com fogo do céu um novilho.
Elias deixa que os profetas de Baal sejam os primeiros a entrar na contenda. E estes matam o novilho, cortam-no em pedaços, preparam o altar e invocam o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: «Baal, responde-nos!».
Porém, nenhuma voz soa do céu. Os profetas, desesperados, começam a dançar, a dobrar o joelho diante do altar, mas em vão.
Neste ponto, Elias aconselha-os sarcasticamente: «Gritai mais alto; pois, sendo um deus, ele pode estar a conversar ou a fazer negócios; ou então, a viajar; talvez esteja a dormir e acordará.»
E, eles gritam mais forte, fazem incisões no próprio corpo, entram em transe. De Baal é que não há a menor resposta.
Então Elias declara que chegou sua vez. Chama o povo: «Aproximai-vos!». E dirige-se ao altar. Para zombar dos adversários, manda trazer água e despejá-la sobre o seu sacrifício.
Por fim, ensina o povo: declara que fez «todas estas coisas por ordem de Deus» – o bom humor é de Deus! E, de seguida, invoca o Senhor, que para delírio dos assistentes e desgraça dos 450 profetas de Baal, faz descer do céu intenso fogo que consome tudo: novilho, altar e a água.
No Livro de Daniel, capítulo 14, está outro episódio burlesco que aconselho a ler.
JOGAR COM AS PALAVRAS
Na Bíblia, encontramos jogos de palavras com duplo sentido.
Acerca de Nabal (literalmente, o bruto), diz a sua mulher Abigail: «Não dê o meu senhor atenção àquele homem grosseiro que é Nabal, nome que lhe vai bem. Ele se chama o bruto, e realmente é grosseiro» (1.º Livro de Samuel, 25, 25).
E, como censura a David, pelo seu pecado, Deus diz-lhe: «Este teu filho será um homem de paz, pois Salomão é o seu nome» (1.º Livro das Crónicas 22,9). O humor percebe-se sabendo que o nome Salomão deriva do radical S-L-M, que também está na origem de SaLaM, ShaLoM), com os significados: integridade, unidade, plenitude, paz.
O BOM HUMOR DE JESUS
O humor de Jesus é entendido quando proclamamos bem as parábolas que Ele contou, isto é, quando as teatralizamos. Percebe-se, então, um humor fino. É só experimentar ler no Evangelho de Lucas os capítulo 11 e 16, ou os capítulo 7 e 25 do Evangelho de Mateus.
Revista Audácia








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