Tradutor

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Quem é o Papa?




 

 
Papa Bento XVI (em latim: Benedictus PP. XVI, em italiano: Benedetto XVI), nascido Joseph Alois Ratzinger, Marktl am Inn, Alemanha, 16 de abril de 1927 é o Papa desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 266º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o atual Sumo Pontífice da Igreja Católica. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005.                                                                 
                                                                                                                        Fonte: Wikipédia
 
 
 
 

O Papa é pai, pastor e mestre espiritual de mais de um bilhão de católicos em todo o mundo.
 
 
 

  • O Papa é o chefe visível da Igreja Católica, a quem os fiéis respeitam, obedecem e amam.
 
A Igreja Católica é Apostólica porque:
  • começou com os doze Apóstolos escolhidos por Jesus;
  • está fundada na mesma fé que os Apóstolos ensinaram e
  • é governada pelos sucessores dos Apóstolos: os Bispos em comunhão com o Papa.
 
  • O Papa é o sucessor de São Pedro, o primeiro Papa. Cristo mudou o nome de Simão para Pedro (pedra), para mostrar que ele seria o fundamento visível de sua Igreja: "Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus" (Mt 16, 18-19a. )
 
Chaves: simbolizam o poder que Pedro tem de governar a Igreja. Como sucessor de Pedro, o Papa conduz a Igreja de Cristo, o Filho de Deus vivo (Mt 16, 16). Sua autoridade é expressão do amor e serviço da unidade.
 
 

  • O Papa é o Pastor de toda a Igreja. O Senhor confiou ao primeiro Papa todo o rebanho. A pós a Ressurreição, "Jesus disse a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" "Sim, Senhor", lhe disse, "tu sabes que eu te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta os meus cordeiros". Uma segunda vez disse a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus lhe disse? "Apascenta as minhas ovelhas". Pela terceira vez, Jesus disse a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: "Senhor, tu sabes tudo; e sabes que eu te amo." Jesus disse: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21, 15-17)

 
  • O Papa é o Bispo de Roma. Nesta cidade, Pedro desempenhou também seu ministério e foi martirizado. A atual Basílica de São Pedro está construída sobre seu túmulo.
 
  • O Papa é o Vigário de Cristo, a quem representa por sua função e ministério.
 
  • O Papa é o sinal visível da unidade da Igreja. Sua presença expressa e significa a continuidade da Palavra de Cristo e da doutrina dos apóstolos na Igreja, a segurança da fé, da esperança e da caridade.
 
  • O Papa tem a missão de confirmar toda a Igreja na fé, continuando a mesma tarefa que Cristo deu a Pedro: "Eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos" (Lc 22, 32).
 
  • O Papa, servo dos servos de Deus, é servidor e sinal de fortalecimento no Colégio dos Bispos, seus irmãos.
 
O verdadeiro católico, além de conhecer e viver a Palavra de Deus, de dar testemunho da sua fé em Cristo, de participar da Comunidade, espaço de testemunho, de serviço, de diálogo e de anúncio, ama e respeita o Papa e os Bispos como seus legítimos pastores. Ora por eles e obedece às orientações da Santa Igreja Católica.
 
 
Secretariado Arquidiocesano de Pastoral de São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário