Sempre que sofremos provação, invariavelmente ouvimos: CONFIA NO SENHOR! É diferente ao ouvirmos esta mesma frase quando tudo corre bem em nossa vida, quando estamos com pequenos problemas, é até fácil dizer isso... mas quando surge a dor, a dificuldade, perdemos o equilíbrio e começamos a murmurar, a lamentar, achando que não merecemos, ou então que erramos sim, mas foi pequeno, ou que o erro já foi reparado. E achando que a misericórdia do Senhor está demorando, ficamos perguntando: “Onde estás Senhor, porque não me ouves?” - ALGUÉM se lembra PORQUE DEUS FEZ O POVO CAMINHAR NO DESERTO? - POR QUÊ ELE TAMBÉM PERMITIU QUE VOCÊ SE SENTISSE SOZINHO, INSEGURO, ÁRIDO, SOFRIDO? PELO MESMO MOTIVO... leia e no fim, quem sabe você mesmo saberá não a resposta? A Planta para crescer vigorosa precisa ser podada. Podar é na época certa cortar os ramos, para os brotos mais bonitos e fortes crescerem e a árvore possa dar os frutos que esperamos.
Deus é o jardineiro de nossas vidas, e neste jardim existem árvore que somos nós, e quando Deus vê que o pecado feriu a planta, ou que os insetos vêm continuamente a destruí-la. Ele dá a poda. Ou seja, quando Deus vê que estamos acolhendo coisas que nos separam Dele, e o mal vem continuamente tentar nos destruir. Ele permite (permite) a provação. Porque Deus só faz o bem, mas às vezes para a salvação de nossas almas precisa permitir a provação. O que é isso? Estamos no mundo e de repente é como se tivéssemos recebido um golpe (como uma poda mesmo), e dor nos surpreende, primeiro o susto, incredulidade, tristeza e rebeldia, aí ficamos magoado com Deus. Prestem atenção magoados com Deus. Está na palavra do Senhor no Livro do Eclo: “Pois, é no fogo que o ouro e a prata são provados e no cadinho da humilhação os que são agradáveis a Deus... ou seja fala sobre a Paciência no sofrimento. Leia sempre este capítulo, cada vez que se sentir enfraquecido.
Jesus foi provado na humilhação profunda, e nós como cristãos, seguimos o mesmo caminho. Como está na Primeira Carta de São Pedro, 2, 4-5: Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens. Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual...Assim tomamos plena consciência de que nós somos os tijolos do Edifício Espiritual que é a Igreja, que é CRISTO. Nossa provação é edificante se aceita por amor a Cristo, e como nos diz na Carta de São Paulo aos I Coríntios 2,9:O que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos jamais ouviram, nem coração algum jamais pressentiu.” Ou seja, ao aceitarmos o sofrimento por amor, seremos tijolos da Igreja de Jesus, e esta é a recompensa que nos está reservada! Na provação de Jó 1,6-7.
Observemos que Satanás diz que esteve por toda a terra, ele diz que esteve no seu trabalho, na sua casa, na sua família, na sua vida... nós vivemos estes fatos não é mesmo? Quando tudo parece estar em paz e surge uma discussão, uma má notícia... Só que além de aparecer na presença de Deus insolentemente, ainda diz ao Senhor que nós não suportamos o sofrimento, basta ele chegar e pronto nós nos revoltamos contra Deus, dizendo palavras terríveis contra toda bondade do Pai. Deus replica então a Satanás: Reparaste no meu servo Jó? ...é um homem íntegro e reto, teme a Deus e afasta-se do mal. Por que Deus olha Jó e conhece seu coração, e confiando no amor dele, quando Satanás diz que Jó somente ama a Deus por ter uma vida fácil, sem grandes sofrimentos... Vejam que coisa mais linda! Deus confiou no amor de Jó. Isso é lindo, lindo! Quem hoje está com o coração dolorido, se sentindo injustiçado, não se sinta assim! É porque o Pai olhou bem dentro de você e CONFIOU NO SEU AMOR! DEUS CONFIA NO SEU AMOR! Isso é maravilhoso. Por isso em tudo dai graças! DEUS CONFIA NO SEU AMOR! O Senhor de tudo, o Criador CONFIA NO SEU AMOR! Você já tinha se dado conta disso? Ele como Pai sabe o quanto é difícil a provação, e com certeza, mais do que nós, Ele torce para que VOCÊ VENÇA MAIS ESTA PROVA POR AMOR A ELE TAMBÉM. Então de um momento para o outro, como está em Jó 1,13-19, este homem perde tudo, tudo, como acontece às vezes na nossa vida, parecendo que o mundo caiu inteiro sobre nós.
Aqui não constam os pensamentos de Jó, de como avaliava o quanto ele pensava ser correto diante de Deus (antigamente acreditava-se que somente sofriam aqueles a quem Deus não amava). E onde havia errado para que tudo de tão ruim lhe acontecesse... Quando passamos por um problema pessoal, decidimos por fraqueza questionar a Deus e muitos abandonam a Igreja, a fé. Cegamente não vemos que Deus só permite que passemos por isso porque Ele confiou no nosso amor, igual confiou no de Jó. Pense nisso, Deus permitiu a provação que você está passando porque Ele CONFIA NO SEU AMOR!!! E seguindo o exemplo de Jô vejamos que ao receber todas estas notícias e a de que seus filhos estavam mortos e não possuía mais nada, conforme o costume da época, raspou a cabeça e rasgou o seu manto e PROSTROU-SE POR TERRA E ADOROU O SENHOR (2X). Vejam só...Depois de tudo! Adorou ao Senhor dizendo: “Nu, saí do ventre de minha mãe e nu, voltarei para lá.
O Senhor deu, o Senhor tirou, como foi do agrado do Senhor, assim aconteceu. Seja bendito o nome do Senhor!” Jó entregou a Deus a vitória do Amor! E desbancou o derrotado ao adorar em vez de blasfemar, mesmo com o coração dilacerado, mesmo sem entender, mesmo sentindo o peso do mundo, Jó deu a Deus, a vitória sobre Satanás. Dê você também a Deus a vitória, vença sua dor, não deixe sua fé! Não deixe sua Igreja. Quando alguém vier oferecer um lugar onde dizem que há Jesus e não há dor, não creiam, no início pode parecer perfeito, mas não é. Por isso prestem muita atenção, muita atenção! Nós amamos Jesus que foi crucificado e só depois do CALVÁRIO é que veio a GLÓRIA. Quem quer ser de Jesus tem que pegar a sua cruz e carrega-la, como nos diz o Evangelho. Não há Cristão sem cruz. CUIDADO! Muito cuidado mesmo! Não devemos seguir falsos profetas por alívio passageiro.
Não existe sobre a terra um lugar onde os filhos de Deus não são provados! E conforme está na Bíblia, a Jerusalém Celeste ainda não está entre nós. Esta vida é uma escola onde devemos aprender todos os dias, e se formos dóceis ao Espírito Santo tudo será suave, é dor com serenidade. É Jesus quem diz: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E de jugo suave. Dizia São Paulo que ele tinha um espinho na carne, e ainda assim afirmava COMBATI O BOM COMBATE E GUARDEI A FÉ. Combater o bom combate e guardar a fé, significa aceitarmos a vontade de Deus por amor, ainda que seja difícil, que não entendamos. POR ISSO NÃO DEVEMOS TER MEDO ALGUM! Jesus disse a Pedro que Satanás havia pedido ao Pai para tentar destruí-lo, porém Ele disse: “Não temas Pedro, porque eu roguei ao Pai por ti.” Jesus roga todos os dias ao Pai por Pedro que é a Igreja, a Igreja que somos nós. Jesus roga ao Pai todos os dias por cada um de nós! Nós roguemos intimamente a Deus, para que Ele não desista de nós também. Outra história de provação e fé e a de TOBIT, pai de Tobias 2, 1-9. Hoje como naquela época ainda somos tripudiados, Tobit era chamado de bobo pelos vizinhos, por ser bom por amor a Deus.
E isso acontece conosco que decidimos vir para a Igreja e verdadeiramente seguir Jesus. E como somos cobrados e desrespeitados por muitos por sermos católicos.(Leia Tb 2,9) Vejamos! Como foi lido sobre Tobit, pudemos observar o quanto ele era temente a Deus, como ele era bom! Tobit era um homem incrível, ainda sim, como está escrito em Tob 2,10-11 caiu esterco de passarinho sobre seus olhos e ele ficou cego. CEGO! Isso mesmo, CEGO! Aí é que nos questionamos... que Deus é este que permite isso? Deus permitiu para que fosse demonstrado que é na Paciência que se obtem os bons frutos. E Tobit deu Graças a Deus! Deus permite o sofrimento em sua vida para que Ele possa ser glorificado e assim te exaltar.
O Pai é acima de tudo PACIÊNCIA! Cada um em particular se conhecendo e sendo honesto, sabe o quanto Deus é paciente! Se fôssemos nós no lugar Dele, já teríamos atuado com justiça esquecendo-nos da misericórdia. A porta da MISERICÓRDIA está só encostada e a da JUSTIÇA trancada com sete chaves, e o homem vive tentando arromba-la... A VONTADE DE DEUS É PERFEITA! TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM E PERFEITO! OS JUÍZOS DO SENHOR SÃO RETOS. Como naquela história do Mestre que ensinava a seus discípulos a aceitar a vontade de Deus, então um dia fizeram uma excursão até uma montanha cujo paredão ficava rente a cidade, mas para alcançar o cume era preciso que se viajasse por três dias pela encosta, e lá foram eles, o mestre e os discípulos a quem ele pregava a confiança nos desígnios de Deus. Ocorre que ao chegarem ao topo, no exato momento, vêem a cidade sendo invadida por mouros e seus amigos e familiares sendo atacados e o mestre sem nada poder fazer, correu de um lado para o outro tentando achar uma forma de agir diante do que assistia, vendo que não havia ajoelhou-se e exclamou pesaroso: Ah! Se eu fosse Deus...! Ao ouvir isto um aluno indignado lhe rebateu sem piedade: Engraçado, você prega uma coisa que não acolhe no coração e nos atos, está até querendo ser Deus para mudar o rumo do que está acontecendo... Ao que o mestre, com o rosto desolado respondeu, quando eu na minha dor exclamei, eu queria dizer: Ah! Se eu fosse Deus para entender o que está acontecendo! Deus nos quer no céu, é por isso que somos provados. “Nossos vícios e antigos pecados enraizados nos impedem a graça do Senhor de agir, nos libertar é preciso para que Deus nos refaça.” “Nos mesmos lugares onde nascem os sofrimentos, surgem as forças para amar em plenitude.” O doc. 54 da CNBB pede que os fiéis passem da vida na carne para a vida no Espírito. E o doc. 56 também da CNBB afirma que somente seremos católicos enraizados no amor à Jesus e à sua Igreja se estivermos bem alimentados na PALAVRA, na CONFISSÃO, na EUCARISTIA, na VIVÊNCIA DO EVANGELHO que dá TESTEMUNHO DE VIDA.
Amados, só dá testemunho de vida que já passou por provação, já esteve com dor no fundo do coração. QUANDO A PESSOA ACOLHE A PALAVRA, O ESPÍRITO SANTO SUSCITA A FÉ E A OBEDIÊNCIA A JESUS E SUA IGREJA. Peçamos neste momento ao Espírito Santo a docilidade do Espírito, que é a capacidade de se humilhar diante de Deus, pois Ele não resiste aos que se humilham! A Igreja nos ensina que Maria era perfeita diante de Deus. E o que Maria era acima de tudo: humilde e dócil ao Espírito Santo. Tenho observado e o Espírito Santo inspirado, é que em toda a Bíblia, que é a Palavra de Deus viva, principalmente no novo testamento, é que Deus exalta e relata que Jesus era manso e humilde e que Jesus rezava. Então, entendi que precisamos pedir ao Senhor nenhum outro dom que não seja a HUMILDADE e MANSIDÃO. Pois, a sabedoria Jesus é magnífica, mas o texto deixa claro que é a HUMILDADE, a MANSIDÃO e um ESPÍRITO ORANTE que agradam a Deus. Sabemos o quanto um homem está próximo de Deus pela humildade que revelam seus atos e palavras, por que somente um coração humilde é capaz de permitir que seja o Espírito Santo a agir em sua vida . - ENTÃO, SABE PORQUE DEUS FEZ O POVO CAMINHAR NO DESERTO? - E POR QUÊ TAMBÉM PERMITIU QUE VOCÊ SE SENTISSE DA FORMA QUE ESTAVA SE SENTINDO? PELO MESMO MOTIVO... Deus fez o povo caminhar no deserto porque precisava conhecer o coração daqueles que gerariam o Salvador.
Deus permite a sua provação porque conhece o seu coração e sabe que pode contar com o seu amor para derrotar o mal. Com certeza a sua vida serve de exemplo para muitos, como sua família, no seu emprego... e o que nós do Grupo de Oração Milícia de São Miguel podemos desejar sinceramente, que ela seja um TESTEMUNHO DE AMOR AO PAI! LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Site Universo Católico
Nenhum comentário:
Postar um comentário