"Jesus dirige-se à multidão com a célebre parábola do semeador. Trata-se de uma página de certo modo «autobiográfica», porque reflecte a própria experiência de Jesus, da sua pregação: Ele identifica-se com o semeador, que difunde a boa semente da Palavra de Deus, e dá-se conta dos vários efeitos que ela alcança, segundo o tipo de acolhimento reservado ao anúncio. Há quem ouve superficialmente a Palavra, mas não a acolhe; há outros que a recebem no momento, mas não têm constância e perdem tudo; há depois aqueles que são dominados pelas preocupações e seduções do mundo; e há enfim quantos ouvem de modo receptivo, como o terreno bom: aqui a Palavra produz fruto em abundância."
PAPA BENTO XVI; Oração do Angelus,Castel Gandolfo, 10/07/2011
Leitura: Mt 13, 1-23
1. Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar.
2. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Por isso, ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
3. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu para semear.
4. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.
5. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda.
6. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram.
7. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes.
8. Outras caíram em terra boa e produziram frutos: uma cem, outra sessenta, outra trinta.
9. Quem tem ouvidos, ouça!”
10. Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que lhes falas em parábolas?”
11. Ele respondeu: “Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não.
12. Pois a quem tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem será tirado até o que tem.
13. Por isto eu lhes falo em parábolas: porque olhando não enxergam e ouvindo não escutam, nem entendem.
14. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Por mais que escuteis, não entendereis, por mais que olheis, nada vereis.
15. Pois o coração deste povo se endureceu, e eles ouviram com o ouvido indisposto. Fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar’.
16. Felizes são vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem!
17. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram.
18.“Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador.
19. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho.
20. O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria;
21. mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo.
22. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto.
23. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta”.
"Jesus ensina através de parábolas, que contém elementos da cultura da época, com a finalidade de ilustrar verdades espirituais. A história do semeador é uma das mais importantes parábolas contadas por Jesus. Esta história fala de um homem que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo do solo.
A importância desta parábola é salientada por Jesus em Marcos 4,13: “Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?” Jesus está dizendo que esta parábola é fundamental para o entendimento das outras. Esta é uma das três únicas parábolas registradas em mais do que dois evangelhos (também em Mc 4, 1-20 e Lc 8, 4-15) e é uma das únicas que Jesus explicou especificamente.
Precisamos meditar cuidadosamente nesta história:
Alguém ensina as Escrituras a várias pessoas; a resposta dessas pessoas depende do estado do coração delas, isto é, de sua atitude. Consideremos o semeador, a semente e o solo.
1. O Semeador
O trabalho do semeador é colocar a semente no solo. Uma vez que a semente for deixada no celeiro, nunca produzirá uma safra, por isso seu trabalho é importante. Mas a identidade pessoal do semeador não é. Sabemos que o semeador por excelência é Cristo. Mas o semeador nunca é chamado pelo nome nesta história. Nada nos é dito sobre sua aparência, sua capacidade, sua personalidade ou suas realizações. Ele simplesmente põe a semente em contato com o solo. A colheita depende da combinação do solo com a semente.
Aplicando-se espiritualmente, os seguidores de Cristo devem estar ensinando a Palavra. Quanto mais ela é plantada nos corações dos homens, maior será a colheita. Mas a identidade pessoal do semeador não tem importância. “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento” (I Cor 3, 6-7).
2. A Semente
A semente é a Palavra de Deus. Cada conversão é o resultado do assentamento do evangelho dentro de um coração puro. A palavra gera (cf. Tg 1, 18), salva (cf. Tg 1, 21), regenera (cf. I Pd 1, 23), liberta (cf. Jo 8, 32), produz fé (cf. Rm 10, 17), santifica (cf. João 17, 17) e nos atrai a Deus (cf. Jo 6, 44-45). Como o Evangelho se espalhava no primeiro século, foi-nos dito muito pouco sobre os homens que o divulgaram, porém muito nos foi dito sobre a mensagem que eles disseminaram (estudando o livro de Atos notamos que em cada cidade para onde os apóstolos viajaram, os homens eram convertidos como resultado da Palavra que era ensinada). A importância das Escrituras deve ser ressaltada ao máximo.
Uma safra sempre depende da natureza da semente, não do tipo da pessoa que a plantou. Um pássaro pode plantar uma castanha: a árvore que nascer será um castanheiro, e não um pássaro. Isto significa que o semeador tem que ensinar a Palavra, não procurar adeptos para si, mas conduzir as pessoas a Deus.
O fruto produzido depende da resposta à Palavra. É decisivamente importante ler, estudar e meditar sobre as Escrituras. A Palavra tem que vir habitar em nós (cf. Cl 3, 16), para ser implantada em nosso coração (cf. Tg 1, 21). Temos que permitir que nossas ações, nossas palavras e nossas próprias vidas sejam formadas e moldadas pela palavra de Deus.
3. Os Solos
É perturbador notar que a mesma semente foi plantada em cada tipo de solo, mas os resultados foram muito diferentes. A mesma Palavra de Deus pode ser plantada em nossos dias; mas os resultados serão determinados pelo coração daquele que ouve.
O Evangelho nunca transformará corações que não lhe permitem entrar. Precisamos desenvolver nossas raízes por meio de fé em Cristo e de estudo da Palavra cada vez mais profundo.
A parábola termina falando que há o bom solo que produz fruto. E isto é o que nos dá esperança e ânimo para continuar plantando as sementes do Reino.
Para refletir:
1. Ao lançar suas sementes, qual a sua maior preocupação: com o semeador (você) ou com a semente (a Palavra?)
2. Que espécie de solo você tem encontrado em sua semeadura? Que espécie de solo você é?"
2. Que espécie de solo você tem encontrado em sua semeadura? Que espécie de solo você é?"
Pe. Juarez Dalan – Paróquia São Benedito
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