A teoria da reencarnação afirma que todos nós voltamos a viver várias vezes neste mundo, habitando muitos corpos diferentes, através de uma imensa sucessão de mortes e renascimentos. Ela surgiu no norte da Índia, com o hinduísmo, entre 1.000 e 600 aC., aproximadamente. Como o hinduísmo é a origem de todas as religiões da tradição oriental, a maior parte das doutrinas do oriente acabou adotando essa ideia.
Também o filósofo grego Pitágoras, nascido por volta de 580 aC, considerou que a alma imortal, depois da morte física, poderia ocupar um outro corpo humano ou animal. Foi a primeira vez que algo assim foi mencionado no Ocidente. Isso influenciou Platão (427 - 347 aC) a dizer que a alma podia renascer.
Eis o resumo da história da teoria da reencarnação, antes de Cristo. Muitas publicações espíritas afirmam que a reencarnação seria uma unanimidade no pensamento religioso universal, desde a Antiguidade. Insinuam que todos os sábios e santos, em todos os tempos, acreditaram na reencarnação. Tal pensamento está, no mínimo, completamente equivocado. Só para que você possa ter uma ideia, se considerarmos apenas as 3 grandes religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo) do mundo, lembrando que aí se concentra quase 90% da população mundial, e nenhuma delas prega a reencarnação, já podemos comprovar que a realidade é bem outra. E até mesmo dentro do hinduísmo sempre existiram as linhas denominadas dvaita(dualistas), que também não aceitam a reencarnação.
Resumindo: a reencarnação é uma crença surgida na Índia e adotada por uma minoria da população mundial. Isto é um fato simples, definitivo e comprovado. Então, quando você ler ou ouvir falar que a reencarnação é adotada por uma imensidão de povos no mundo, saiba que isto não é verdade.
“Evolução do espírito”?
Um dos pontos centrais da crença na reencarnação é a ideia de que o espírito “evolui” conforme vai reencarnando. Como assim? Será que isso é possível? Vamos refletir um pouco...
Imagine se num dia você ensinasse ao seu filho sobre o que é certo e o que é errado nesta vida. Além disso, nesse mesmo dia ele aprende, por experiência própria, que colocar a mão sobre a chama do fogão é algo muito perigoso. Ele aprendeu coisas importantes nesse dia. Poderíamos dizer que ele evoluiu enquanto pessoa consciente. Mas agora imagine se, no dia seguinte, ele acordasse sem se lembrar de nada! O que aconteceria? Tal criança não seria capaz de nenhum progresso. Se a cada vez que ela acordasse, não se lembrasse de nada do que aconteceu no dia anterior, ela viveria até o fim da vida repetindo sempre as mesmas experiências, cometendo os mesmos erros, de novo e de novo, sem nunca aprender nada.
Como é que podemos educar uma criança travessa? Pegando-a no ato da travessura e a repreendendo, falando firmemente com ela e explicando como deve se comportar. Esse método funciona porque a criança percebe o que está fazendo. Com o tempo e a repetição, ela vai aprendendo o que é bom e o que não é. Ela evolui moralmente. Mas se você vê a criança fazendo suas travessuras e espera até o dia seguinte para repreendê-la, sem explicar o porquê da repreensão, isso não vai funcionar. Ela não vai aprender, porque não sabe a razão de estar sendo repreendida! Puni-la um dia depois seria perda de tempo, injustiça e até crueldade.
Segundo a teoria da reencarnação, porém, você estaria na mesma condição de uma criança punida um dia depois da travessura. Estaria sofrendo hoje por causa de erros que nem sabe que cometeu, porque não se lembra mais deles! Isso porque eles teriam acontecido numa outra vida!.. Mas se você não se lembra de nada, esta situação seria totalmente cruel e injusta. A ideia da reencarnação é exatamente esta: responder hoje por atos cometidos numa outra vida, dos quais não nos lembramos.
Seria simplesmente impossível “evoluir” reencarnando, esquecendo tudo que você foi e fez na outra vida. Se você tem uma aula sobre alguma coisa, mas depois esquece de tudo, o aprendizado volta à estaca zero, simplesmente porque aprendizagem é um processo cumulativo. É mais do que óbvio que não se pode evoluir dessa maneira! Você nunca poderia evoluir se continuasse perdendo a sua memória de uma existência para a outra.
Aprendizado é como um processo de somar: todo dia você vai acrescentando conhecimento e experiência, até chegar no ponto desejado. O total é o que você aprende, é o seu grau de evolução, seja intelectual ou moral. Sem memória ativa não pode haver aprendizado. Da mesma maneira, um indivíduo que viveu criminosamente, por um tempo, pode, um dia, vivenciar uma retomada de consciência e mudar o seu proceder a partir daquele ponto. E se ele resolve mudar de atitude, a sua vida muda para melhor. O que possibilitou a mudança? Uma decisão pessoal: ele vinha agindo de uma determinada maneira, mas se arrependeu e reviu as suas atitudes.
Esse tipo de mudança para melhor também só é possível quando o indivíduo faz uso da memória. Se você não se lembra de algo ruim que fez, como poderia optar pela mudança? Somente se você se lembra do que fez de ruim e das consequências dos seus atos é que pode se arrepender. É por isso que algumas pessoas resolvem procurar alguém que prejudicaram, para se desculpar ou tentar compensar o mal que causaram, e se comprometem a não repetir o mesmo erro. Esta é a verdadeira evolução espiritual. Nós somos aquilo que lembramos que somos, e isso não é teoria, é um fato científico. É assim que, inevitavelmente, a teoria da reencarnação cai por terra.
A ciência estatística e a matemática, por meio do simples discernimento humano, também provam que a reencarnação é impossível. Ora, é um fato que a população mundial aumentou muitíssimo nos últimos 1.000 anos, sendo que nos últimos 500 anos esse crescimento tornou-se quase assustador, como demonstram os dados oficiais:
No ano 1 dC a população mundial totalizava cerca de 250 milhões de habitantes. - No ano 1.600, a população mundial não ultrapassava 500 milhões de habitantes. - De 1850 a 1950 a população mundial teve um tremendo crescimento, alcançando 2,5 bilhões de habitantes. - Hoje somos 7 bilhões de pessoas no mundo! - E a ONU divulgou um relatório apresentando as estimativas de crescimento cada vez meior e mais rápido para o planeta Terra nas próximas décadas!
Para o bom entendedor meia palavra basta: em 2.000 anos, a população mundial não só cresceu, mas dobrou, triplicou e quadruplicou, várias vezes! Ora, se todos nós morrêssemos e voltássemos a reencarnar em novos corpos, o número de habitantes do mundo teria que ser mais ou menos o mesmo, desde o começo da História. Agora, se novos espíritos estivessem chegando nessa quantidade tremenda ao nosso mundo, quase todos nós teríamos que estar aqui na primeira, ou no máximo, na segunda encarnação. E é exatamente aí que todo o conceito de reencarnação desaba de vez. Vejamos...
Segundo a teoria da reencarnação, os espíritos precisariam de muitas encarnações para evoluir e tornarem-se seres humanos melhores. Sendo assim, com essa imensa quantidade de espíritos de primeira viagem chegando sem parar ao nosso mundo, seria de se esperar que a sociedade estivesse involuindo tragicamente! No entanto, nós avançamos da idade da pedra para as carroças, e daí para os automóveis, as locomotivas, os aviões, e hoje estamos conquistando o espaço, mandando robôs para Marte (e somos capazes de controlá-los daqui da Terra po controle remoto!), produzindo celulares multifunções, tablets, supercomputadores, etc, etc... Estamos evoluindo cada vez mais e mais rápido. E apesar de todos os pesares, somos obrigados a reconhecer que a sociedade humana também vem evoluindo, cada vez mais rápido, especialmente nos últimos séculos. Evoluímos em nossas estruturas sociais, em nossos sistemas legais, na justiça, na medicina, na tecnologia... Doenças que eram terríveis e fatais, em tempos passados, hoje são curadas facilmente. de A escravidão, que já foi legal e “normal” no mundo civilizado, embora persista em situações e lugares isolados, hoje é ilegal em todo o planeta. Vivemos tempos inéditos com relação à superação do preconceito racial e religioso no mundo: vimos os EUA elegerem democraticamente um presidente negro, algo impensável em décadas passadas. A democracia cresce em todo o mundo, e se aperfeiçoa nos países em que existe há mais tempo...
O mundo está, sim, evoluindo, apesar de certos retrocessos que nos parecem inadmissíveis. Em outros tempos, porém, situações gravíssimas eram vistas com indiferença por nossos antepassados. Então, voltando à questão central: se a maioria de nós está na sua primeira encarnação, e nós precisamos "reencarnar" muitas vezes para evoluir, como se explica a evolução da humanidade? Deveríamos estar retornando à Idade da Pedra!
Todas as evidências apontam numa só direção: só vivemos uma vez neste mundo. Viva a sua vida da melhor maneira possível, porque daqui iremos para a Eternidade. Aproveite cada dia como se fosse o último, mantendo em mente que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, e que Ele é Amor. Siga-o e estará com Deus por toda esta vida, e, de maneira perfeita e plena na próxima, que é eterna e será o reflexo do que somos e fazemos aqui, agora.
“Está destinado aos homens morrer uma só vez, e depois disto vem o Julgamento”
“Está destinado aos homens morrer uma só vez, e depois disto vem o Julgamento”
(Hebreus 9, 27)
"Ninguém, no seu leito de morte, se arrependeu jamais de ter sido católico"
(São Thomas More)
Fonte:Revista Voz da Igreja
Nenhum comentário:
Postar um comentário