Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail. Conhecido
mundialmente como o codificador do Espiritismo, sintetizou a doutrina da
reencarnação na seguinte frase colocada em seu túmulo, no cemitério de Pére
Lachaise, em Paris: "Nascer, morrer, renascer e progredir sempre. Essa é a
lei"
Julgava ele ser a reencarnação de um poeta druida, segundo
comunicação que recebera do "Espírito de Verdade", em 25 de março de 1855. Hoje
é mais conhecido pelo seu pseudônimo do que por seu próprio nome. A palavra
reencarnação, composta do prefixo "re" (repetição) e do verbo "encarnar" (tornar
a tomar corpo) é entendida pelos espíritas como meio de purificação do espírito.
Explicando a necessidade da reencarnação para se tornar um espírito puro, Allan
Kardec (AK daqui para frente) declara que, quando o espírito não atinge a
perfeição durante a vida corpórea, é submetido a nova existência, que se repete
quantas vezes quantas forem necessárias para, por fim, tornar-se um espírito
puro.
0 uso da Bíblia para apoio
Querendo justificar a teoria da
reencarnação como meio de purificação, AK alega que essa doutrina encontra apoio
bíblico. Afirma então: "O princípio da reencarnação ressalta, aliás, de muitas
passagens das Escrituras, encontrando-se especialmente formulado, de maneira
explícita, nos evangelhos".
Sabendo-se que a palavra reencarnação não se
encontra na Bíblia, como também não se acha nas Escrituras Sagradas tal ensino,
de primeira grandeza para os espíritas, AK declara que a reencarnação foi
ensinada entre os judeus com o nome de ressurreição. Diz ele: "A reencarnação
fazia parte dos dogmas judaicos sob o nome de ressurreição". Kardec não se
acanha ao afirmar: "O ponto essencial é que o ensinamento dos espíritos é
eminentemente cristão."
0utras passagens bíblicas
Não
se pode dialogar com um espírita o qual julgue entender de Bíblia, sem que
mencione ser João Batista a reencarnação de Elias (Mt 11.14) e o encontro de
Jesus com Nicodemos (Jo 3:5), entendendo que o novo nascimento mencionado por
Cristo refere-se a reencarnação. Textualmente lemos de AK: " Pois que João
Batista fora Elias, houve reencarnação do espírito ou da alma de Elias no corpo
de João Batista". Estas palavras: "Se o homem não renasce da água e do Espírito,
ou em água e em Espírito' significam, pois: Se o homem não renascer com seu
corpo e sua alma'".
Fica assim resumida a doutrina espírita sobre
a reencarnação:
- Que a pluralidade de existência se faz necessária para a purificação;
- Que esse ensino acha-se formulado de modo explícito no Evangelho de Jesus Cristo;
- Que embora a palavra reencarnação não se encontre nos evangelhos, a doutrina é encontrada sob o nome de ressurreição; e- Que Jesus referiu-se à reencarnação nas passagens de Mateus 11:14 e João 3:5.
0 ensino cristão sobre os mortos
Através de toda
a Bíblia encontra-se uma advertência solene sobre a necessidade de o homem
preparar-se para a eternidade:
Ora, se houvesse reencarnação "como pretendem os espíritas" o homem poderia encontrar Deus em qualquer tempo, mas depois da morte vem o juízo (como diz o texto já citado de Hebreus 9.27).
Considerando que ele passa por esta vida uma só vez, seguindo-se depois o juízo. Declara a Bíblia: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disto o juízo" (Hb 9.27); Considerando que passamos por esta vida uma só vez, é fácil concluir que só morremos uma vez, como diz o texto bíblico. Se o homem tivesse uma pluralidade de existências, isso implicaria diversidade de mortes, o que realmente não ocorre: uma só vez está destinado ao ser humano morrer. É que ele nasce uma só vez; daí os convites reiterados de Deus a fim de que o homem prepare-se para a eternidade: "Prepara-te (...) para te encontrares com o teu Deus" (Am 4.12). "Buscai no Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" Is 55. 6, 7). Por que essa urgência de buscar a Deus enquanto podemos achá-lo? Pois morrendo em pecado o homem não pode ir aonde Jesus foi (Jo 8.21). A situação depois da morte é irreversível.
A declaração de que a reencarnação fazia parte dos dogmas
judaicos sob o nome de ressurreição não encontra apoio no Antigo Testamento,
pois tem em mente que os judeus criam no ressurgimento do corpo. Define-se
ressurreição como o retorno do espírito ao próprio corpo: "Mas ele, pegando-lhe
na mão, chamou dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo
se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer" (Lc 8.54,55).
A
reencarnação, ao contrário, é definida pelo espiritismo como "a volta do
espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele, e
que nada tem de comum com o antigo".
Ao morrer, o espírito do cristão
parte ao encontro de Cristo no Céu. Estevão, ao padecer apedrejado, pediu a
Jesus que o recebesse: "E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor
Jesus, recebe o meu espírito" (At 7:59).
Por ocasião da vinda de Jesus,
Ele trará consigo os espíritos dos justos que partiram e estão no Céu (Hb
12.22,23), a fim de se juntarem a seus corpos na sepultura, e estes se
levantarão glorificados. Diz a Bíblia: "Porque, se cremos que Jesus morreu a
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com
ele" (1 Ts 4.14). Nessa ocasião dar-se-á a ressurreição dos salvos em corpos
glorificados: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de
arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão
primeiro" (1 Ts 4.16). "Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos
o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para
ser conforme o seu corpo glorioso" (Fp 3.20,21). Por sua vez, os descrentes que
hoje morrem descem ao Hades (o mundo invisível dos mortos), também conhecido
como o Inferno da alma sem o corpo, que se encontra na sepultura. Do Hades sairá
a alma no Juízo Final para se juntar ao corpo e ser lançado ao lago de fogo ou
Geena (Mt 10.28; Lc 16.22?26; Ap 20.11?15).
Os judeus, por sua vez,
estavam familiarizados com diversas ressurreições, como apontam várias passagens
do Antigo Testamento:
a) Elias ressuscitou o filho da viúva de Serepta: "E o Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês ai, teu filho vive" (1 Rs 17.22,23);
b) Eliseu ressuscitou o filho da sunamita: "E chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre sua cama. Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor (...) e o menino abriu os olhos. Então chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho" (2 Rs 4.32?36);
c) A crença geral dos judeus era que haveria ressurreição do corpo: "Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas e a terra lançará de si os mortos" (Is 26.19);
d) Também no Novo Testamento encontramos crerem os judeus na ressurreição do corpo, como afirmou a irmã de Lázaro a Jesus: "Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de resssuscitar na ressurreição do último dia" (Jo 11.23,24).
Por fim, como assegurar que a palavra
reencarnação acha-se explícita nos evangelhos, se o ensino de Jesus é totalmente
diferente? Falou Ele da ressurreição do corpo de todos os mortos, dizendo: "Não
vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros
ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição de vida; a
os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação" (Jo
5.28,29).
A EXPIAÇÃO POR CRISTO
O espiritismo ensina a
expiação por esforços próprios, afirmando: "Arrependimento, expiação e
reparação, constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os
traços de uma falta e suas conseqüências".
Jesus, em oposição a AK,
ensinou a redenção por meio de sua morte na cruz. Afirmou que veio a este mundo
buscar a salvar o perdido (Lc 19.10), e para nossa redenção falou de sua morte
vicária e expiatória: "Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos
que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitos dos anciãos, e dos principais dos
sacerdotes, e escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia" (Mt
16.21).
Quando Pedro quis livrá-lo desse infortúnio, Jesus entendeu que
por trás das palavras daquele amigo agia o Diabo, e assim se pronunciou: "Para
trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as
coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens" (Mt
16.25).
Era João Batista a reencarnação de Elias?
AK
ensinou que João Batista era a reencarnação de Elias. Ora, o próprio AK ensinou
que para alguém reencarnar é preciso primeiro morrer. Tal não aconteceu com
Elias, que não faleceu. Se não morreu, não podia o espírito de Elias reencarnar,
dado que ele partiu para o Céu. Relata a Bíblia: "E sucedeu que, indo eles
andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um
do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho" (2 Rs 2.11). Subiu ao Céu a não
voltou para viver em outro corpo ? o de João Batista. Enquanto isso, o próprio
precursor de Cristo, interrogado se ele era Elias, respondeu: "...Não sou" (Jo
1.21). Mas, em que sentido disse Jesus que João Batista era Elias? No sentido de
que seu precursor exerceu um ministério profético idêntico ao de Elias.
Identidade profética não deve ser confundida com a suposição de serem ambos a
mesma pessoa.
"Nascer de novo"
"Nascer de novo" ou nascer
de cima nada tem a ver com a reencarnação, mas com a regeneração, a qual implica
em mudança das disposições íntimas da alma dentro do mesmo corpo nesta vida.
Reencarnação é nova existência em outro corpo, mas nunca no mesmo.
Nascer
de novo significa a mudança do coração do homem de pedra para o de carne (Êx
36.26), e isso se dá por ouvirmos a Palavra de Deus (a água) e pelo
convencimento do Espírito (Jo 16.7). Assegurou?nos o apóstolo Pedro: "Sendo de
novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível pela palavra de
Deus, viva, e que permanece para sempre" (1 Pe 1.23). Declarou Tiago: "Segundo a
sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como
primícias das suas criaturas" (Tg 1.18). Disse o apóstolo Paulo: "Assim que, se
alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que
tudo se fez novo" (2 Co 5.17).
CONCLUSÃO
AK estabeleceu
que, para uma doutrina tornar-se reconhecidamente espírita, é preciso que seja
ela ensinada com o consenso de todos os espíritos: "O caráter essencial desta
doutrina, a condição de sua existência, está na generalidade e concordância do
ensino". Ora, justamente na doutrina mais difundida entre os espíritas não
existe tal generalidade e concordância. Isso é declarado pelo próprio AK, que
disse: De todas as contradições que se observam nas comunicações dos espíritos,
uma das mais chocantes é aquela relativa à reencarnação, como se explica que nem
todos os espíritos a ensinam?" Perguntamos: De quem é o ensino sobre a
reencarnação? De AK ou dos espíritos? Considerando que não há unanimidade em tal
ensino, ele só pode ser de AK, e não dos espíritos. Logo, deve ser rejeitado o
ensino de AK sobre a reencarnação. Melhor dizendo, dos demônios (1Tm 4.1;1Jo
4.1).







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