
Introdução
Os cristãos protestantes costumam ensinar que Maria, Mãe de
Jesus, teve outros filhos além de Nosso Senhor. Que o Verdadeiro Espírito Santo
nos permita mostrar aos nossos irmãos separados a verdade sobre os "irmãos" do
Senhor.
Jesus, o primogênito
No Evangelho de São Lucas lemos: "Maria deu à Luz o seu
filho primogênito"
(Lc 2,7). Aqui os protestantes enxergam indícios de que o
Senhor foi somente o primeiro filho de Maria. Ora, a palavra "primogênito" só
significa primeiro filho, podendo ele ser filho único ou não.
A própria Escritura Sagrada dá testemunho disto, vejamos:
"O Senhor disse a Moisés: "Faze o recenseamento de todos os
primogênitos varões entre os israelitas, da idade de um mês para cima, e
faze o levantamento dos seus nomes." (Num 3,40) (grifos meus).
Se para que seja primogênito é preciso que haja outros irmãos,
como pode haver primogênitos "da idade de um mês para cima"?
Um outro exemplo está no livro do Êxodo: "e morrerá todo
primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do faraó, que deveria
assentar-se no seu trono, até o primogênito do escravo que faz girar a mó, assim
como todo primogênito dos animais." (Ex. 11,5).
E a promessa de Deus se cumpre, onde lemos: "Pelo meio da
noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito do
faraó, que devia assentar-se no trono, até o primogênito do cativo que estava no
cárcere, e todos os primogênitos dos animais. O faraó levantou-se durante a
noite, assim como todos os seus servos e todos os egípcios e fez-se um grande
clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto" (Ex.
12,29-30).
A própria tradição ensina que o Faraó só tinha um único filho.
Desta forma, a palavra "primogênito" em (Lc 2,7)não prova que o Senhor teve
outros irmãos.
José "conheceu" Maria?
No Evangelho de São Mateus lemos: "José não conheceu Maria
[não teve relações com ela] até que ela desse à luz um filho." (Mt
1,25).
Neste trecho os protestantes entendem que depois do parto, José
"conheceu" Maria.
Quem entende o mínimo de exegese bíblia e cultura judaica,
saberá que o Evangelho de Mateus é coberto de "aramaísmos", isto é, expressões
típicas da língua aramaica e hebraica, que quando traduzidas para outra língua
não possuem o mesmo significado.
A expressão "até que", "até" ou "enquanto" na linguagem
bíblica, diz respeito somente ao passado. Para que isso fique mais claro vejamos
outros exemplos na própria Escritura:
Ainda em Mateus, encontramos a promessa do Senhor à Igreja:
"Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos
séculos." (Mt 28,20) (grifo meu). Será que o versículo quer dizer que após a
consumação dos séculos, Jesus não estará mais com a Sua Igreja?
"Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de
sua morte" (2 Sam 6,23) (grifo meu). O escritor sagrado quer dizer que
depois de sua morte, Micol teve filhos?
Falando Deus a Jacó do alto da escada que este vira em sonhos,
disse-lhe: "Não te abandonarei, enquanto não se cumprir tudo o que
disse" (Gn 28,15) (grifo meu). Depois que se cumprir o que o Senhor disse,
Ele então deveria abandonar Jacó?
Em Gênesis lemos: "[Noé] Soltou o corvo que foi e não voltou
até que as águas secassem sobre a terra" (Gn 8,7) (grifos meus). Aqui
não significa que o corvo voltou após as águas secarem, o que se quer é dar
ênfase ao fato de que ele não voltou, mostrando que as águas finalmente
secaram.
Desta forma, em Mt 1,15, não significa que depois do parto José
deveria "conhecer" Maria. O Evangelista quer mostrar aqui o milagre da
encarnação do Verbo, que aconteceu por obra do Espírito Santo, sem a intervenção
do homem (cf. Is 7,14).
A palavra "irmãos" na Escritura Sagrada
Nossos irmãos protestantes alegam que em diversos lugares, o
Evangelho fala dos "irmãos" de Jesus, como por exemplo: "estando Jesus a
falar, disse-lhe alguém: eis que estão lá fora tua mãe e teus irmãos querem
ver-te" (Mt 12, 46-47; Mc 3,31-32; Lc 8,19-20).
É importante dizer que nas Sagradas Letras, as palavras
"irmão", "irmã", "irmãos" e "irmãs" podem denotar qualquer grau de parentesco.
Isto porque, as línguas hebraica e aramaica não possuem palavras que traduzem o
nosso "primo" ou "prima", e serve-se da palavra "irmão" ou "irmã". A palavra
hebraica "ha", e a aramaica "aha", são empregadas para designar
irmãos e irmã do mesmo pai, e não da mesma mãe (Gn 37, 16; 42,15; 43,5; 12,8-14;
39-15), sobrinhos, primos irmãos (1 Par 23,21), primos segundos (Lv 10,4) e até
parentes em geral (Jó 19,13-14; 42,11). Existem muitos exemplos na Sagrada
Escritura.
Observamos no Gênesis que "Taré gerou Abraão, Naor e Harã; e
Harã gerou a Ló" (Gn 11,27). E Ló então era sobrinho de Abraão. Contudo no
mesmo Gênesis, mais adiante Abraão chama a Ló de irmão (Gn 13,8).
Ainda em (Gn 14,12), o Evangelho nos relata a prisão de Ló; e no
versículo 14 observamos: "Ouvindo, pois Abraão que seu irmão estava preso,
armou os seus criados, nascido em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu
até Dã".
Jacó se declara irmão de Labão, quando na verdade era filho de
Rebeca, irmã de Labão (Gn 29,12-15).
Assim a qualificação de alguém pela palavra "irmão" ou "irmã"
em relação ao Senhor, não significa necessariamente que fossem irmãos de fato. A
única certeza que se pode ter neste caso é que eram parentes do Senhor.
A quem os Evangelhos chamam de "irmãos" do Senhor?
Os Evangelhos qualificam algumas pessoas como "irmãos" do
Senhor. A primeira referência que encontramos está em São Mateus, onde
lemos:
"Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não
são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mt 13,55).
Uma passagem correspondente encontramos em São Marcos:
"Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de
Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs?
E ficaram perplexos a seu respeito" (Mc 6,3).
1. A importância da expressão "uiós Marias".
Interessante notar que São Marcos usa a expressão grega
"uiós Marias", em português "o filho de Maria". Considerando
Mateus e Lucas, observe o leitor que apenas o "o filho do carpinteiro" é
chamado de "o filho de Maria" e não "um dos filhos de Maria". Isso
pode não fazer muita diferença em português, mas em grego é muito
significativo.
Primeiramente pelo fato da mulher ser a última das criaturas no
mundo antigo, normalmente a filiação de alguém sempre referenciava o pai. Por
exemplo: "o filho de Jonas", "o filho de Alfeu", etc. Mas São Marcos ao falar da
filiação de Cristo, não aponta para José, mas para Santa Maria, utilizando uma
expressão que normalmente só era usada para designar filhos únicos.
É claro que esta ocorrência incomum no Evangelho de Marcos não
é sem propósito. O Evangelista que mostrar que Cristo era o único filho de Santa
Maria.
2. A Carta de São Paulo aos Gálatas
Segundo nossos irmãos protestantes, os supostos irmãos de
sangue de Jesus seriam: Tiago, José, Simão e Judas. É o que o eles afirmam lendo
(Mt 13,55) e (Mc 6,3), confiando que estão sendo guiados pelo Espírito Santo. Dizem
ainda que São Paulo confirma isto, pois na carta aos Gálatas ele escreve:
"Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas [Pedro], e fiquei com
ele quinze dias. E dos outros apóstolos [que estão em Jerusalém] não vi a
nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor? (Gl 1,18-19).
Segundo a referência paulina acima, este Tiago, "irmão do
Senhor", é de fato um Apóstolo.
Segundo as listas de Mateus, Marcos e Lucas, existiram dois
apóstolos de nome Tiago. Vejamos:
"Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado
Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu
irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de
Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor"
(Mt 10, 2-4) (grifos meus).
"Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro;
Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de
Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe,
Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o
Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou" (Mc 3,16-19)
(grifos meus).
"Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze
dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro;
André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé,
Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e
Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor" (Lc 6,13-16) (grifos meus).
Conforme podemos observar, um Tiago era filho de Zebedeu e o
outro filho de Alfeu. Agora eu pergunto aos meus irmãos protestantes: o que tem
Zebedeu e Alfeu com Santa Maria, "Mãe de Jesus"
Ora, é ponto pacífico entre todos os cristãos que Santa Maria
só foi casada com São José, e que não se casou depois. Portanto, este Tiago, o
qual São Paulo se refere em sua carta aos Gálatas não era irmão de sangue do
Senhor Jesus; logo, as palavras do Apóstolo não dão suporte à tese
protestante.
3. Distinguindo os Tiagos
Primeiro é preciso fazer uma distinção entre os dois "Tiagos"
que foram apóstolos. O Tiago, filho de Alfeu (cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15) era
também chamado de "o menor", veja:
"E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe.
Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de
José, e Salomé" (Mc 15,40) (grifos meus).
Este Tiago que era irmão de José, não é filho de Zebedeu
conforme vemos em São Mateus:
"Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam;
tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria
Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de
Zebedeu" (Mt 27,55-56) (grifos meus).
Como vemos acima, a Mãe de Tiago e José não é a mãe dos filhos
de Zebedeu. Desta forma, o Tiago chamado "o menor" em (Mc 15,40) era o
filho de Alfeu. Com efeito, tanto São Marcos quanto São Lucas identificam este
Tiago como irmão de José.
Podemos então distinguir os dois "Tiagos" assim: Tiago, o
Maior, é filho de Zebedeu e Tiago, o Menor, é filho de Alfeu.
4. Os irmãos dos Tiagos
Na lista dos apóstolos de São Lucas, Judas era irmão do Tiago
filho de Alfeu (cf. Lc 6,16), o que corrobora com o livro de Ato, onde
encontramos:
"Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde
costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé,
Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão
de Tiago" (At 1,13) (grifos meus).
Segundo São Mateus e São Marcos este Judas era também chamado
Tadeu (cf. Mt 10,3; Mc 3,18).
Até aqui os filhos de Zebedeu são Tiago (o Maior) e João (cf.
Mc 3,16; Mt 10,2). Os filhos de Alfeu são Tiago (o Menor), Judas Tadeu e José
(cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13).
5. Quem é o Tiago referido na carta aos Gálatas?
São Paulo chama um dos "Tiagos" de "irmão do Senhor" (cf. Gl
1,19). Vimos ele ou é um dos filhos de Zebedeu ou Alfeu, e não de José,
portanto, não é irmão de sangue do Senhor Jesus.
Quem é este Tiago a quem o Santo Apóstolo se refere? O Maior
(filho de Zebedeu e irmão de João) ou o Menor (filho de Alfeu e irmão de
Judas)?
Em Atos lemos que o Tiago, irmão de João foi morto após
perseguição de Herodes:
"Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns
membros da Igreja para os maltratar. Assim foi que matou à espada Tiago,
irmão de João" (At 12,1-2) (grifos meus).
Isto aconteceu depois que São Paulo esteve em Jerusalém para
ver os Apóstolos, pois o seu relato em (Gl 1,18-19) é o mesmo evento narrado por
São Lucas em Atos 9:
"Chegando a Jerusalém, [Paulo] tentava ajuntar-se aos
discípulos, mas todos o temiam, não querendo crer que se tivesse tornado
discípulo. Então Barnabé, levando-o consigo, apresentou-o aos apóstolos e
contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho, e que lhe havia falado, e como
em Damasco pregara, com desassombro, o nome de Jesus. Daí por diante permaneceu
com eles, saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do
Senhor" (At 9, 26-28).
Assim, quando São Paulo esteve em Jerusalém para conhecer os
apóstolos, os dois "Tiagos" estavam vivos, mas se prestarmos atenção na
seqüência entre os capítulos 1 e 2 da carta aos Gálatas, veremos que o Tiago
referido em (Gl 2,9) parece ser o mesmo de (Gl 1,19). O capítulo 2 da carta aos
Gálatas se refere ao Concílio de Jerusalém, narrado em At 15, quando o Tiago,
filho de Zebedeu já havia sido morto (cf. At 12,1-2).
Com efeito, Rufino ("Comentário ao Credo dos Apóstolos",
37) e Eusébio de Cesaréia ("História Eclesiástica", II,23), ambos
historiadores da Igreja Antiga, registraram a Tradição Apostólica que identifica
Tiago, autor da Epístola de Tiago, como irmão do Senhor. É sabido que o autor da
Epístola a Tiago, é o Tiago filho de Alfeu, irmão de Judas Tadeu (cf. Jd 1,1), o
autor da Epístola de Judas.
6. Identificando os "irmãos" de Jesus
Vimos que São Paulo dá testemunho da Tradição Apostólica de
identificar Tiago, filho de Alfeu, como irmão do Senhor Jesus. Lembremos que
este Tiago tem com irmãos Judas Tadeu e José.
Ora, exatamente os nomes Tiago, Judas e José que encabeçam a
lista dos "irmãos" de Jesus na lista dos Evangelistas, lembremos:
"Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de
Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas
irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito" (Mc 6,3) (grifos meus).
"Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não
são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mt 13,55) (grifos
meus).
7. Identificando a mãe dos "irmãos" de Jesus
Para ficar ainda mais claro que Tiago, José e Judas são primos
de Jesus, vamos identificar mãe deles.
Os evangelistas relataram que além da Mãe de Jesus, outras
mulheres estavam próximas ao calvário. Vejamos:
"Havia ali [no Calvário] também algumas mulheres que de
longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas
se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a
mãe dos filhos de Zebedeu" (Mt 27,55-56) (grifos meus).
Segundo São Mateus eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de
Tiago e José e a mãe dos filhos de Zebedeu. Com efeito, Tiago e José que também
são irmãos de Judas Tadeu tem por mãe uma Maria que não é a mãe do Senhor. Os
filhos de Zebedeu são Tiago Maior e São João, cuja mãe também estava na cena da
crucificação.
"E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe.
Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e
Salomé" (Mc 15,40).
São Marcos eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José
que também são irmãos de Judas e Salomé. Em concordância com São Mateus, Salomé
só pode ser a mãe dos filhos de Zebedeu, isto é, a mãe de Tiago Maior e São
João. Novamente a Maria mãe de Tiago, Judas e José não é a Maria mãe de Jesus.
Esta Maria tinha por marido Alfeu.
"Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua
mãe, Maria [esposa] de Cleofas, e Maria de Mágdala" (Jo 19,25).
São João identifica Maria esposa de Cleofas como tia de Jesus,
isto é, irmã de Santa Maria. Ora, sabemos que Tiago Maior e São João não são
primos de Jesus, caso contrário seriam chamados "irmãos do Senhor"; assim,
Salomé não é a Maria esposa de Cleofas.
Esta Maria, esposa de Cleofas, é a mãe de Tiago, José e Judas.
Portanto, estes "irmãos" de Jesus, são na verdade seus primos, filhos de Maria,
tia de Jesus.
Como na antiguidade os homens normalmente eram conhecidos por
dois nomes, alguns acreditam que Cleofas é o outro nome de Alfeu. Outros
sustentam a tese de que Cleofas é o marido de um segundo casamento de Maria, tia
de Jesus. Com efeito, somente Tiago é referido como filho de Alfeu (ver item 2
deste artigo), enquanto se diz apenas que Judas e José são seus irmãos.
Sendo Alfeu e Cleofas, a mesma pessoa ou não, isso não oferece
qualquer problema, pois de fato Tiago, Judas e José, são filhos de Maria, tia de
Jesus; não importando se Tiago Menor é filho de Alfeu e Judas e José filhos de
Cleofas.
8. Quem é Simão?
Em (Mt 13,55) e Mc (6,3) encontramos o nome de Simão junto com os
de Tiago, José e Judas.
Quando São Mateus e São Marcos elencam os apóstolos, sempre
colocam o nome dos irmãos em seqüência. Ex: Pedro e André, Tiago Maior e João,
etc.
Nestas mesmas listas, próximo aos nomes dos irmãos Tiago Menor
e Judas Tadeu, os evangelistas citam um Simão: "Tiago, filho de Alfeu, e
Tadeu. Simão, o cananeu [...]" (Mt 10,3-4) e "[...] Tiago, filho de
Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador" (Mc 3,18).
Com efeito, Eusébio de Cesaréia em sua "História Eclesiástica"
registra que este Simão era primo do Senhor e filho de Cleofas:
"Após o martírio de Tiago [menor] e a destruição de
Jerusalém, ocorrida logo depois, conta-se que os sobreviventes dos Apóstolos e
discípulos do Senhor vindos de todas as partes se congregaram e com os
consangüíneos do Senhor 'havia um grande número deles ainda vivos' reuniram-se
em conselho para verificar quem julgariam digno de suceder a Tiago. Todos
unanimemente consideraram idôneo para ocupar a sede desta Igreja Simeão, filho
de Cléofas, de quem se faz memória no livro do Evangelho (Lc 24,18; Jô 19,25).
Diz-se que era primo do Salvador. Efetivamente, Hegesipo [historiador antigo]
declara que Cléofas era irmão de José" (HE III,11).
Conclusão
Os "irmãos" de Jesus são seus primos, filhos da irmã da Mãe do
Senhor, cujo nome é também Maria; são eles Tiago, José, Judas Tadeu e Simão.
Este é o testemunho da Sagrada Escritura e da Memória dos primeiros
cristãos.
Autor:Alessandro Lima
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